20 de Set, 2024
Abilio reitera ao presidente Lula, autoridades e JBS a reabertura do frigorífico de Coxim
13 de Abr, 2024

O vereador Abilio Vaneli aproveitou a vinda do presidente Lula e do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, à capital-sul-mato-grossense, para reforçar o pedido da reabertura do frigorífico de Coxim e garantir mais de 200 vagas de empregos diretos e indiretos na região Norte de MS.

 

Ele protocolou uma indicação às autoridades federais e estaduais nesta sexta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Coxim, direcionada ao presidente Lula, ao ministro Carlos Fávaro, ao governador Eduardo Riedel, ao presidente do grupo JBS, Joesley Batista, aos deputados federais Camila Jara, Vander Loubet e Dagoberto Nogueira, à toda a bancada federal de MS e ao deputado estadual Junior Mochi, solicitando o empenho dessas autoridades em favor da causa.

 

"Este é momento oportuno, ocasião em que a China habilitou 38 novas unidades de produção para receber carne importada do Brasil, o que fez com que o número de plantas saltasse de 106 para 144. A pauta da reabertura do frigorífico de Coxim vem desde 2021 e já foi por várias vezes protocolada na Câmara pelos vereadores Carlos Henrique, Marcinho Souza, Zanon Lamounier, entre outros, vem recebendo suporte do deputado Junior Mochi e do prefeito Edilson Magro", disse Abilio Vaneli.

 

Visita do presidente

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou uma unidade frigorífica do grupo JBS que vai realizar o envio do primeiro lote de proteína animal à China a partir de unidades recém-habilitadas no Brasil pelo país asiático. A JBS é uma empresa líder global na produção de alimentos à base de proteína. O presidente Lula visitou a linha de produção, conversou com funcionários e conheceu as instalações do frigorífico. A carne será despachada a partir de uma fábrica do grupo JBS, 

 

Foram habilitadas 24 novas plantas de processamento de bovinos, oito de frangos, um estabelecimento de termoprocessamento de bovinos e cinco entrepostos. Somadas, elas vão gerar um aporte de R$ 10 bilhões na balança comercial brasileira nos próximos 12 meses, a maior quantidade de exportações ao país asiático em toda a história brasileira.

 

Lula ressaltou a importância do diálogo diplomático para impulsionar a economia e abrir horizontes para o comércio exterior brasileiro. “No ano passado, fiz uma viagem à China e foi extraordinário. Vamos receber agora o presidente da China, Xi Jinping, em novembro, no Brasil, e já está acertado que ele vem em uma viagem de chefe de Estado para participar do G20”, antecipou.

 

“Depois da China, fiz em um ano uma reunião com todos os presidentes da União Europeia e todos os presidentes da América Latina. São 66 presidentes. Depois, fiz uma reunião do G20 na África do Sul e uma dos BRICS. Depois, uma reunião com todos os países do Caricom, os países do Caribe. Em quatro reuniões, me reuni com mais de 110 presidentes de todo o mundo. Isso é importante porque, quando volto, digo aos meus ministros: coloquem o que o Brasil tem para vender embaixo do braço e viaje o mundo para vender os produtos brasileiros”, completou.

 

Da Redação
Fotos: Arquivo pessoal



Notícias mais lidas