28 de Set, 2024
Acidente com embarcação no Pantanal deixa uma pessoa morta e outra ferida
05 de Set, 2024

Um acidente com uma embarcação em Porto Índio, na ilha Insua, no Pantanal, resultou em uma vítima fatal e uma pessoa ferida. O incidente ocorreu quando o barco colidiu com uma pedra e virou, segundo relato do piloto aos bombeiros. As vítimas foram atingidas pelo motor da embarcação após o impacto. Porto Índio é uma área de difícil acesso, localizada a seis horas de lancha ou 18 horas em uma embarcação maior partindo de Corumbá, onde também fica uma base do Exército.

A navegação na região tem se tornado cada vez mais perigosa devido à combinação de incêndios florestais que geram uma densa fumaça e o nível extremamente baixo do rio Paraguai. Pilotos experientes, como Jocemir Antunes, conhecido como Jaburu, que atua pela Ecoa na região da Serra do Amolar, afirmam que a situação do rio é crítica. “As condições de navegação no rio Paraguai estão a cada dia piores, e mesmo inviável em alguns trechos, sendo necessário cuidados extremos com bancos de areia e pedras no leito do rio”, explicou Jaburu.

A baixa visibilidade causada pela fumaça e o aumento do risco de colisões com obstáculos submersos, como pedras e bancos de areia, tornam a navegação altamente desafiadora, mesmo para profissionais experientes.

Da Redação, com informações da ECOA

Foto: ECOA




Notícias mais lidas