06 de Dez, 2024
Alcinópolis desenvolve educação ambiental nas escolas com o Projeto Pegadas do Cerrado
28 de Set, 2021

Alcinópolis (MS) - Ensinar os estudantes a identificar as pegadas, também chamadas na região de “batidas”, de animais silvestres que habitam as unidades de conservação de Alcinópolis.

 

Este é o objetivo do Projeto Pegadas do Cerrado, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento desde o ano passado, para que os alunos participantes conheçam um pouco mais das espécies da fauna que ocorrem nesses ambientes e da importância das áreas protegidas para a preservação das espécies de animais silvestres, muitas ameaçadas de extinção.

 

A secretária municipal de Desenvolvimento Bruna Barbosa e o diretor de Departamento Marcelo Furquim fizeram apresentação do projeto para as turmas do 7° ano matutino e vespertino da Escola Municipal Alcino Carneiro, ocasião em que  abordaram sobre o papel das unidades de conservação, fauna local e explicaram como funcionará a atividade e a produção dos moldes das pegadas que será realizada em campo, nas unidades de conservação municipais assim que iniciar o período das chuvas.

 

Ainda essa semana, o projeto será apresentado para os alunos do 7° ano da Escola Municipal Miguel Antônio de Morais, com apoio da diretora Mariana e da coordenadora Irlene.

A identificação e observação de fauna são atividades que agregam valor ao ecoturismo, por isso, ao ensinar as crianças, elas poderão despertar o interesse na área. Além disso, os formatos das pegadas podem ser utilizados em lembrancinhas para turistas (souvenirs) que pode ser mais uma alternativa de economia criativa.

 

Vale lembrar que Alcinópolis é um dos municípios de MS com mais áreas protegidas, fazendo com que seu ICMS Ecológico seja um dos maiores do Estado. Além de ter em seu territorios alguns dos mais fantásticos sítios arqueológicos do Centro-Oeste brasileiro. Por tudo isso, o Município alcança um status de detentor de áreas protegidas, criando também um sentimento de pertença à comunidade.

 

Por Fabio Pellegrini

Fotos: SEMUDES/Alcinópolis




Notícias mais lidas