20 de Set, 2024
Ao prestar contas na Câmara de Coxim, presidente do Instituto Inovando admite erros, mas nega dolo
28 de Nov, 2023

André Marcio Ferreira de Souza, presidente do Instituto Inovando, esteve na Câmara Municipal de Coxim na manhã desta terça-feira (28) para prestar esclarecimentos acerca de eventuais inconsistências nas contas da entidade que, só em 2023, já recebeu R$ 650 mil em recursos públicos. Ele admitiu erros, reconheceu ações em desconformidade com a lei, mas garantiu que não houve dolo.

Durante a reunião, o vereador Abílio Vaneli, que havia protocolado requerimento para tais esclarecimentos juntamente com os vereadores Carlos Henrique,  Professora Marly Nogueira e Marcinho Souza, questionou a contratação por parte do instituto da empresa ligada a mãe do ex-secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável de Coxim, Sérgio Alexandre, mais conhecido como Serginho Bombeiro e que acabou exonerado meses atrás.

A referida empresa já vinha sendo alvo de polêmicas por conta de termos de fomento suspeitos firmados entre o CAC (Coxim Atlético Clube) e a prefeitura, para disputa do Campeonato Estadual.

Neste contexto, Abilio entendeu que a relação do Instituto com a empresa feria os princípios do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que veda a contratação de parentes ou empresas de parentes por parte das instituições que recebem verba pública.

“A empresa dela está organizada, mas não tínhamos essa Know-How, fui analisar, e depois a gente viu que existem ressalvas”, disse André. “Vou colocar a sandália da humildade e reconhecer isso [o erro], mas não houve dolo, não fizemos isso para se beneficiar”, completou ele, alegando que todos os serviços pagos foram executados. “Com valores condizentes ao mercado”.

Abilio ainda citou a questão da contratação de um professor servidor público concursado do município, para prestar serviços ao Instituto, o que também é vedado pela legislação, incluindo por decreto municipal. “Isso sem falar da compra de produtos da empresa do senhor para abastecer o instituto, o que também fere o princípio da impessoalidade [...] o que estamos falando aqui é sobre proibição expressa por lei”, afirmou o vereador.

“[...] vi que existia errado, ato falho. Vou até justificar porque o profissional é conhecido de longa data e não recebeu recurso só do meu instituto, a gente fez por osmose”, disse André, admitindo mais uma irregularidade. No entanto, ele disse estar ciente das necessidades de adequação e alegou que o Inovando sempre prezou pela transparência e nunca deixou de prestar contas. “Estamos nos adaptando”.
 

Instituto Inovando

Segundo informações, inicialmente o instituto chamava-se Instituto Peniel e consta do site oficial que existe desde 2008, mas foi legalmente instituído somente em 2014 e passou a ser denominado de Instituto Inovando a partir de janeiro de 2022. O objetivo é promover o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte, cultura, tecnologia e educação. 

“A proposta é utilizar estes meios como instrumento educacional e de transformação social, estimulando a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, o fomento à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a socialização do conhecimento”, consta na descrição.
 
Da Redação
Foto: Reprodução



Notícias mais lidas