28 de Set, 2024
Após matéria do MS Norte, secretário diz que vai resolver demora por exame de saúde em Coxim
23 de Jul, 2023

A família da diarista moradora de Coxim que havia organizado uma vaquinha para custear um exame de ultrassom de R$ 900 cancelou a campanha após contato do secretário de Saúde de Coxim, Flávio Dias. A repercussão foi grande após publicação do jornal MS Norte, que tratou o caso com exclusividade.

Segundo a filha, Dayana Xavier, ele disse que “a Secretaria de Saúde tomará as medidas necessárias para resolução da situação”, sem ter informado quais seriam tais providências, tampouco ter agendado o exame.

“Recebemos 130 reais de doações, e como não teremos mais q arcar com o custo do exame, não é nada mais q justo q devolvermos as doações recebidas. Agradecemos a todos pelo apoio”, relatou ela nas redes sociais. Ela disse também que os recursos enviados pelo pix estão sendo devolvidos e que na segunda-feira irá à Secretaria de Saúde a pedido do mesmo para saber quais providências serão tomadas.

Entenda o caso

A vaquinha foi aberta porque, pela rede municipal de Saúde de Coxim, a paciente teria que esperar pelo menos até janeiro de 2024 para realizar o exame.

A paciente é diabética, hipertensa e tem lidado diariamente com inchaço e vermelhidão, que causam dor e desconforto. Recentemente, ela passou por uma consulta na Policlínica Lourdes Fontoura, oportunidade em que o médico plantonista solicitou o exame para que pudesse dar um diagnóstico preciso.

A surpresa veio com o agendamento disponível e com isso o descontentamento com a Saúde do Município, o que gerou um apelo em grupos de whatsapp.

 

Mais casos relatados

Nas redes sociais, diversas pessoas manifestaram a apoio à família e relataram reclamações:

“Tenho uma n fila a mais de 1 ano e meio, e a outra tive que pagar, pois tinha cálculo no canal que não saia, e tinha dores, graças a Deus q saiu e outro de 4cm está no rim, mas não encomodando tanto...tomo chá pra ver se sai.”, disse uma mulher.

“Eu tenho um ano esperando pra fazer uma ressonância no crânio e nunca conseguem vaga.”, relatou outro usuário.

“Minha filha que tem síndrome de down está a um ano aguardando para fazer uma ultrassom até hoje nada de marcar!”, disse um pai.

“A saúde em coxim está precária tive que fazer particular porque não aguentava mais esperar e ainda nem me chamaram pra fazer uma ultrassom isso já faz um tempo”, disse uma mulher.

“Complicado uma situação dessa! Qdo os mesmos são entrevistados nas rádios, falam q está tudo em ordem, vai entender né”, desabafou outro cidadão.

“A saúde de Coxim está péssima. Mais as festa e diversão a todo vapor.”, exclamou outro.

“Nem me falem.... passei pelo hortopedista ele me pediu pra fazer tratamento e a cada dois meses retornar nele, já vai fazer 7 meses q aguardo retorno e até agora nada...como fazer tratamento assim com essa demora e ainda não podemos reclama nem fala nada só misericórdia de Deus por nós”, exclamou uma usuária da rede de Saúde do Município.

“Pedi um ultacao em 11/01/2022 me ligaram semana passada para eu ir fazer, descaso com a população coxinense, uma vergonha isso muito e ninguém faz nada isso q é o pior muitas pessoas sofrendo com isso, descaso...”, relatou outra cidadã.

Como praxe, o jornal MS Norte está à disposição para que o Município de Coxim se manifeste sobre o tema.

 

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas