06 de Out, 2024
Artesã de Rio Verde é contemplada em 1º lugar em edital da Fundação de Cultura do Estado
02 de Set, 2021

Rio Verde de MT (MS) - A artesã Marilde Cecilia Ferreira, de Rio Verde, foi aprovada em primeiro lugar no edital Artesania On-Line, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

 

Marilda será contemplada com uma produção audiovisual para que possa ministrar uma oficina de artesanato on-line e dessa forma  repassar seus saberes pelo YouTube.

 

O projeto submetido ao edital foi elaborado pela Assessoria Especial de Cultura da Prefeitura de Rio Verde de MT, que vem realizando um notável trabalho de atenção à classe artística e à economia criativa no município.

 

A equipe composta pela titular da pasta, Lucia Roque, além de Vilma Sato, Asafe Daige Lopes (estagiário do IEL), Roseth Alvarenga e suporte técnico de Maria Eliza e Perseu Serrou, profissionais do setor de projetos.

 

Histórico da artesã

 

A artesã Marilda deu início à sua carreira em 2003, após a conclusão do curso de modelagem em argila, oferecido pelo Sebrae e SENAI. No mesmo ano, passou a integrar um grupo de artesãos que, com o passar do tempo, foram se aperfeiçoando, trocando experiências e repassando seu conhecimento a novatos.

 

“Todo esse processo foi fundamental na consolidação da identidade para o artesanato em argila na cidade de Rio Verde de Mato Grosso, proporcionando a criação de peças únicas e temáticas, decorativas e utilitárias”, explica a assessora especial de Cultura do Município, Lucia Roque.

 

“Após a formação do grupo de artesãos, oportunizou-se o repasse do conhecimento, bem como as técnicas utilizadas na confecção do artesanato em argila, despertando interesse de várias pessoas em aprenderem e se profissionalizarem nessa arte”, destaca Lucia.

 

A artesã Marilde tornou-se, portanto, uma verdadeira mestre do saber que transforma barro em arte, proporcionando o repasse de seus conhecimentos adquiridos e aprimorados exaustivamente ao longo dos anos sendo referência e grande incentivadora na arte e disponibilizando seu saber.

 

Tal reconhecimento foi aos poucos sendo conquistados através de prêmios pela artesã. Em 2006 conquistou o Top 100 de melhores peças de artesanato do Brasil. Concorreu com oito peças, sendo seis desenhadas com diferentes desenhos, baseado em iconografia terena e ícones do Mato Grosso do Sul, estado de origem da artesã.

 

Confira o resultado final do edital Artesania On line:

 

Foram apresentadas 25 (vinte e cinco) propostas, sendo uma duplicada e 12 (doze) desclassificadas na questão documental, e após desclassificação das propostas acima, 12 apresentaram toda documentação exigida para inscrição e atingiram a pontuação mínima prevista no artigo 3º do Edital, sendo que serão premiadas neste momento, apenas aquelas que atingiram o número de vagas previstas no Artigo 2º do Edital, ou seja, do 1º lugar ao 8º lugar:

 

1º lugar: Marilde Cecilia Ferreira - Peças utilitárias (Rio Verde de MT);

 

2º lugar: Matias da Silva - Artefatos em couro (Corumbá);

 

3º lugar: Josefa Marques Mazarão - Artesanato no tear de pente liço (Caarapó);

 

4º lugar: Rodrigo Avalhaes Marçal - Modelagem da onça pantaneira com filhote na boca (Campo Grande);

 

5º lugar: Elizabeth Antunes Marques - Nossa Senhora Regional (Campo Grande);

 

6º lugar: Alice Sales Trouy - Oficina de Mosaico de bichos do Pantanal (Campo Grande);

 

7º lugar: Isabel Doering Muxfeldt - Charme Pantaneiro (Campo Grande);

 

8º lugar: Leslie Bassi Gaffuri - A face do MS (Campo Grande).

 

As gravações serão agendadas pela FCMS, entre os dias 04 e 08 de outubro de 2021, na cidade de Campo Grande/MS, em endereço a ser informado pela equipe da Gerência de Desenvolvimento das Atividades Artesanais/FCMS e, obedecerão a todas as normas de biossegurança previstas em lei para a prevenção de contaminação pelo novo coronavírus.

 

Conheça as próximas etapas da seleção:

 

Período para interposição de recursos, entre 01 a 09 de setembro de 2021;

 

Análise dos recursos interpostos, até 12 setembro de 2021;

 

Publicação da lista oficial com os 08 artesãos selecionados dia 14 de setembro

 

Período gravação das oficinas, entre os dias 04 e 08 de outubro de 2021.

 

Informações complementares sobre este Edital poderão ser obtidas pelo e-mail artesanatoretomadams@gmail.com.com ou pelo telefone: (067) 3316-9107.

 

Fabio Pellegrini, com informações da FCMS




Notícias mais lidas