18 de Set, 2024
Atrativos turísticos de Alcinópolis recebem melhorias de infraestrutura
22 de Mar, 2022

Por Fabio Pellegrini

 

A capital estadual da Arte Rupestre está pronta para receber turistas com mais segurança. Na quinta-feira (10) foram inauguradas as novas instalações de infraestrutura turística de dois atrativos de Alcinópolis, no Monumento Natural Serra do Bom Jardim e no Parque Natural Municipal Templo dos Pilares.

 

Foram revitalizadas passarelas de madeira, instalada uma escadaria que dá acesso à Gruta Bonita, e instalados pórticos na entrada da trilha da Gruta Bonita, da trilha do Pôr do Sol e da trilha Pata da Onça. Está sendo construído também um portal na entrada da Serra do Bom Jardim, que ainda não está finalizado.

 

O objetivo é garantir que a visitação de turistas, pesquisadores e grupos escolares seja feita em segurança, preservando o ambiente natural e garantindo a conservação dos sítios arqueológicos existentes nesses locais, que datam quase 11 mil anos.

 

 

Bruna Barbosa, secretária de Produção, Desenvolvimento e Turismo, conta que os recursos aplicados na revitalização da infraestrutura turística são oriundos do ICMS Ecológico, do qual o município é o maior beneficiado de todo o Mato Grosso do Sul, por garantir a gestão ambiental de forma exemplar.

 

“Desde a criação do ICMS Ecológico no Estado, Alcinópolis sempre esteve entre os três municípios melhores classificados. Isso se deve à proporção da extensão territorial do município com o tamanho das áreas protegidas, que totalizam mais de 36 mil hectares, sendo três unidades de conservação municipais e uma estadual (Parque Estadual das Nascentes do Taquari)”, explana a secretária.

 

“Além disso, há uma soma de fatores que formam o quociente de cálculo do repasse do imposto nos coloca nessa posição de destaque, como planos de manejo das áreas protegidas, boa gestão de resíduos sólidos, coleta seletiva, ações de educação ambiental, programa de recuperação de bacias hidrográficas, entre outros”, afirma Bruna.

 

Neste ano o município recebeu pouco mais de R$ 11 milhões, dos quais, de acordo com lei municipal, 10% são remetidos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e de Turismo. “O restante é destinado às obras, à saúde, dentre outras necessidades da administração municipal”, finaliza Bruna.

 

Segundo ela, outras melhorias para as unidades de conservação estão previstas, como a construção de estruturas como casas para guarda-parques e alojamentos para pesquisadores.

 

Para segurança dos visitantes e pela proteção do ambiente, as visitações só são possíveis com guias de turismo credenciados e capacitados para a localidade. Quem tiver interesse em conhecer os atrativos de Alcinópolis deve entrar em contato com a Secretaria Municipal pelo telefone 67 3260-1739.

 

Matéria publicada originalmente no Correio do Estado

Fotos: Divulgação Prefeitura de Alcinópolis




Notícias mais lidas