20 de Set, 2024
Bases avançadas do Corpo de Bombeiros no Pantanal vão dar resposta mais rápida contra incêndios ambientais
16 de Mai, 2024

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul iniciou a instalação de bases avançadas no Pantanal para garantir uma resposta rápida a incêndios florestais. A ação, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), começou na terça-feira (14) com o envio de equipamentos pelo Rio Paraguai para quatro bases localizadas em Jatobazinho, Barra do São Lourenço, Redário e Santa Mônica.

Na Barra do São Lourenço, os bombeiros receberam reforço de estrutura, pois já havia uma equipe atuando no local desde o final de abril devido a um incêndio na divisa com o estado do Mato Grosso. "Com a nossa presença no local, a resposta a incêndios é muito mais efetiva", afirmou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do CBMMS.

Nesta quarta-feira (15), mais três bases serão estabelecidas por via terrestre nas fazendas Novo Horizonte, Forte Coimbra e Campo Lourdes. Na próxima semana, outras seis bases serão instaladas. "Esta é a grande resposta que o Estado dá para o combate aos incêndios no Pantanal", destacou o coronel Adriano Rampazo, subcomandante geral do CBMMS.

As bases avançadas consistem em disponibilizar estrutura com caixas térmicas, mini geladeiras, motores, geradores, equipamentos de combate a incêndios e utensílios de cozinha. Isso permitirá que as equipes do CBMMS permaneçam nas áreas mais distantes durante a temporada de incêndios florestais.

Os materiais e suprimentos foram enviados em uma barca para os quatro locais, enquanto os militares foram deslocados pelo Rio Paraguai e por terra. "Em uma semana, as 13 bases estarão instaladas", afirmou Rampazo.

As bases avançadas facilitam o deslocamento das equipes e a resposta no controle das chamas, especialmente em áreas de difícil acesso. "É uma questão de cidadania, pois estaremos mais próximos das comunidades ribeirinhas, povos originários e propriedades privadas", destacou a diretora do CBMMS.

A ação faz parte de um plano abrangente do Governo do Estado para mitigar os danos dos incêndios florestais no Pantanal, devido ao alerta climático para todo o MS, que registra chuvas abaixo da média desde dezembro do ano passado.

Da Redação

Foto: Assessoria/Saul Schram




Notícias mais lidas