06 de Out, 2024
Batizada de Miranda, onça-pintada resgata com queimaduras no Pantanal se recupera no Cras
16 de Ago, 2024

A onça-pintada resgatada com queimaduras graves nas patas, batizada de Miranda, continua em recuperação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, após ser resgatada na última quinta-feira (15) no Pantanal de Mato Grosso do Sul. O animal, que foi encontrado em uma manilha, recebeu cuidados imediatos após o resgate realizado pelo Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (GRETAP).

Após ser sedada para os primeiros atendimentos e transporte, Miranda foi alimentada e agora está sob monitoramento contínuo no CRAS. Segundo Aline Duarte, médica veterinária e coordenadora do CRAS, o animal foi acomodado em um espaço seguro devido à sua natureza agressiva, e será submetido a uma série de exames para avaliar sua saúde. "Miranda já se alimentou e agora estamos acompanhando sua recuperação. Exames mais detalhados serão feitos para verificar se há outros problemas de saúde, como inalação de fumaça que possa ter afetado seus pulmões", explicou Aline.

O resgate de Miranda foi realizado em menos de 24 horas após o GRETAP receber informações de trabalhadores rurais que avistaram a onça mancando. O tratamento das queimaduras inclui o uso de ozônio e pomadas específicas, além de um check-up veterinário completo que abrange exames de sangue, raios-x e ultrassom.

Além de Miranda, o CRAS está tratando um filhote de veado e monitorando um filhote de anta em Bonito, ambos também vítimas de incêndios florestais recentes. Esses resgates ocorreram durante a Operação Pantanal 2024, que atualmente combate diversos focos de incêndio na região.

A operação, que já dura 137 dias, continua a mobilizar equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e outras forças para combater e controlar os incêndios em várias áreas do estado. As equipes permanecem em alerta, realizando monitoramento contínuo para evitar a expansão das chamas.

Da Redação
Foto: Bruno Rezende/Assessoria




Notícias mais lidas