19 de Set, 2024
Big Day Avistar MS convida a população a passarinhar no sábado
07 de Out, 2021

O Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo e vários grupos de observadores de aves estão se preparando para participarem de forma coletiva e simultânea no Global Big Day, um dia totalmente dedicado à atividade de observação de aves – ou passarinhar – como se diz informalmente. O próximo sábado (9 de outubro) é a data do Global Big Day e o Mato Grosso do Sul não ficará de fora do dia MUNDIAL DA OBSERVAÇÃO DE AVES.

 

A ideia é que observadores de aves de todo o Mato Grosso do Sul se esforcem e tirem algumas horas para registrar o maior número de espécies possível em 24 horas. As espécies registradas por meio de fotografias deverão ser enviadas ao banco de dados E-birds, uma das maiores plataformas do mundo de registro de aves.

 

Na região Norte de MS, há voluntários em Rio Verde, Rio Negro, Coxim, Alcinópolis e Costa Rica. Em todo o Mato Grosso do Sul já são 44 grupos engajados.

 

Não é necessário ser especialista. Qualquer lugar é válido para passarinhar: pode ser na janela de casa, em praças de sua cidade, no sítio, na beira do rio, enfim, aonde você estiver.

 

Todas as espécies de aves contam, desde um pardal ou bem-te-vi até uma espécie rara ou ameaçada de extinção. O que importa é participar e contribuir para o conhecimento da avifauna da América do Sul.

Simone Mamede, diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, aborda sobre a importância do diálogo de saberes e da ciência cidadã e como a participação de todos nestas jornadas de observação de aves tem promovido o maior conhecimento sobre as espécies do MS, mais empatia sobre as diversas formas de vida e uma maior conexão das pessoas com a natureza: “Aproveitamos para convidar a todos os sul-mato-grossenses a participarem observando as aves neste próximo sábado. Participem conosco!!! @vem passarinhar MS”.

Descubra a graça de passarinhar

 

Observar aves e outros animais faz bem ao ser humano: nos faz estar em contato com a natureza, sair da rotina, observar cores, comportamentos e prestar atenção nos sons que as aves emitem.

 

Chame a família e amigos. As crianças vão adorar. Basta observar e perceber cores e sons e checar nos arquivos digitais e em livros qual a espécie que você observou.

 

Por favor, não se esqueça de subir as suas listas até o dia 13 de outubro, para que seus registros sejam incluídos em nossa compilação e na divulgação dos resultados.

 

Acompanhe os avistamentos em tempo real: Ao longo do dia 9, fique de olho em como as listas vão crescendo nas diferentes partes do mundo. Siga os registros de mais de 160 países. As estatísticas serão atualizadas em tempo real em nossa página do Big Day Outubro.

 

Fotos: Instituto Mamede




Notícias mais lidas