20 de Set, 2024
Capitão dos bombeiros que já atuou em Coxim lidera força tarefa de MS que ajudou a resgatar mais de 900 pessoas no RS
08 de Mai, 2024

O capitão Rodrigo Bueno, que já atuou como subcomandante em Coxim, lidera a equipe do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul na ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A equipe, com base em São Leopoldo e Canoas, já resgatou mais de 900 pessoas e cerca de 200 animais contando com apoio da Polícia Militar de MS.

Desde sua chegada no último sábado às 23h, os sul-mato-grossenses têm atuado intensamente, dividida em três grupos, chamados Pantanal 1, 2 e 3. Cada equipe, composta por três bombeiros, tem enfrentado condições adversas para realizar os resgates, muitos dos quais envolvem pessoas com mobilidade reduzida ou que estavam presas em telhados.

Além dos resgates, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de MS também colaboraram no transporte de 700kg de medicamentos para o interior gaúcho. Até agora, 83 mortes foram confirmadas devido às chuvas, e há 111 pessoas desaparecidas. As cidades de São Leopoldo e Canoas, onde a equipe atua, estão entre as mais afetadas pelos desbordamentos dos rios Sinos e Gravataí.

“A chuva não parou durante a madrugada e o trabalho foi bastante intenso. Ao amanhecer o trabalho continuou, tinha muita gente solicitando e continuamos com essas três equipes dispersas na cidade de São Leopoldo. Nos unimos as equipes de outros estados que começaram a chegar também. O Corpo de Bombeiros Militar de MS se destacou, pois, até agora não tivemos nenhum tipo de intercorrência, atuamos com bastante êxito. Todas as missões que foram atribuídas foram cumpridas”, disse o capitão Bueno.

O Rio Grande do Sul contabiliza ainda 21.957 pessoas desalojadas e 19.368 em abrigos, mostrando a gravidade da situação que enfrenta. A operação liderada pelo capitão Bueno reflete o compromisso e a eficiência do Corpo de Bombeiros de MS na gestão de desastres naturais, destacando-se pelo sucesso nas missões realizadas e pelo apoio ininterrupto às vítimas.

Da Redação

Fotos: Assessoria




Notícias mais lidas