28 de Set, 2024
Carlos Henrique cobra município por gestão ruim da frota da saúde, exige transparência e propõe solução
13 de Jun, 2023

Durante a sessão de segunda-feira (12) na Câmara Municipal de Coxim, o vereador Carlos Henrique (MDB) protocolou requerimento solicitando informações detalhadas sobre a situação da frota da Secretaria Municipal de Saúde. O parlamentar questiona recorrentes problemas na gestão dos veículos, bem como apresenta uma possível solução.

O documento assinado por Carlos Henrique e outros 10 vereadores é direcionado ao prefeito Edilson Magro, à secretária de Gestão e Receita, Veronildes Batista dos Santos, e ao gestor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde, Edmilson Paulo Dourado. Entre os pedidos, consta a relação completa de todos os veículos, com discriminação de modelo, placa e ano de fabricação.

É questionado também sobre seguro, regularidade da documentação, se há veículos locados, qual o valor gasto com estas locações, assim como também sobre as cadernetas com o registro das viagens e combustível gasto. Em sua justificativa, Carlos Henrique reforça a atribuição de fiscalização da Câmara Municipal diante da necessidade de explicações.

Conforme noticiado pelo MS Norte, na semana passada um ônibus alugado para transportar pacientes de Coxim a Campo Grande apresentou defeito nas imediações de São Gabriel do Oeste, deixando pacientes esperando por horas às margens da BR-163. Tal veículo é locado pelo Município, uma vez que o ônibus do município precisava da troca de pneus, que até então não havia sido feita por imbróglio na renovação do contrato do sistema de gestão.

Muitos cidadãos perderam consultas e outros procedimentos médicos e, diante deste descaso, Carlos Henrique decidiu protocolar o requerimento solicitando todas as informações acima destacadas. “Na verdade, isso foi a gota d’água. Imagine um copo que já está cheio, com mais uma gota ele transborda. Há tempos a gente vem nessa tribuna falando sobre essa questão da gestão da frota dos veículos do município de Coxim”, disse.

Gestores que não sabem de nada

O vereador ressaltou que, mais cedo, na segunda-feira havia participado de uma reunião com a cúpula da Saúde municipal e vereadores. Ele disse que um dos empecilhos diz respeito ao sistema usado na gestão dos veículos, que precisa de uma renovação no contrato, o que tem atrapalhado a execução de serviços básicos de manutenção, deixando muitos automóveis parados em oficinas, sem condições de rodar.

Por isso, chegou a questionar a secretária sobre a data da licitação e renovação de contrato do serviço. “Mas ela não soube me responder. Com essa resposta, eu iria saber se foi em tempo hábil ou não”, explicou. Além disso, pontuou que foi questionado ao gestor da frota o número de veículos pelos quais ele era responsável, e o mesmo não soube responder. “O que é que segura então essa pessoa nesse cargo?”, perguntou.

Sugestão

No fim de sua fala, ainda durante a sessão, Carlos Henrique propôs que o município firmasse um convênio com a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) ou qualquer outra instituição de pesquisa capaz de desenvolver um sistema de gerenciamento de frota que pudesse ser operado por estudantes.

Da Redação

Foto: Divulgação/Câmara de Coxim




Notícias mais lidas