O vereador Carlos Henrique esteve, juntamente com o ex-deputado Junior Mochi, com a diretora da UFMS campus Coxim, Silvana Zanchet, e com a diretora do IFMS Coxim, Angela Kwiatkowski, na tarde de quarta-feira (29), na sede da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - Fundect – onde se reuniram com o diretor-presidente da instituição, Márcio de Araújo Pereira.
O objetivo do encontro foi o alinhamento de ações para fomentar o desenvolvimento de pesquisas científicas e empreendedorismo na região Norte de Mato Grosso do Sul, de forma que todos os municípios se sintam integrados ao polo universitário existente em Coxim.
Constou também, na pauta, o retorno às aulas presenciais, novidades e expectativas da retomada, além da produção científica e qualificação profissional na região, por meio da extensão.
Junior Mochi ressaltou a importância do fortalecimento da região Norte de MS e do pertencimento do polo universitário de Coxim: “Essas unidades foram instaladas para atender toda a região, os municípios vizinhos, gerando mão de obra qualificada para ser exportada até mesmo para outros estados e países. Precisamos que os gestores municipais incentivem os jovens de seus municípios a ingressarem nos cursos técnicos e superiores ofertados gratuitamente em Coxim”.
A diretora do IFMS ressaltou que o IFMS Coxim trabalha em varias áreas da ciência e tecnologia, e que a instituição pode promover ações e resultados que visam contribuir para toda a sociedade: “A Região Norte precisa desse olhar para que mais pesquisas sejam desenvolvidas”.
O vereador Carlos Henrique explanou sobre as diversas potencialidades do município de Coxim, em especial ao empreendedorismo em economia criativa no Distrito de Jauru, envolvendo a mulheres da comunidade.
A diretora da UFMS campus Coxim disse estar muito feliz com a reunião: “Nos deu muitas ideias, foi possível vislumbrar várias ações, vários projetos e direcionamentos para fortalecer a nossa região, valorizando nossos professores e alunos, de forma que eles possam desenvolver projetos que muitas vezes não são viabilizados por falta de recursos”.
O diretor da Fundect recebeu todos com boas-vindas e explanou sobre diversos editais abertos e outros que serão lançados para incentivar a produção científica e o empreendedorismo, ressaltando que Mato Grosso do Sul tem sido um dos estados que mais recursos oferece ao setor.