19 de Set, 2024
Chapadão do Sul anuncia ajustes no cronograma de vacinação contra a Covid-19 e divulga novo calendário
15 de Jan, 2024

O município de Chapadão do Sul anunciou ajustes em seu cronograma de vacinação contra a Covid-19, seguindo as diretrizes de uma nota técnica do Ministério da Saúde, implementada em todo o país a partir de 1º de Janeiro de 2024.

Uma das principais alterações é a inclusão da vacinação infantil no Calendário Básico de Vacinação, estabelecendo a administração de 3 doses da vacina COVID-19 para crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. As doses serão aplicadas aos 6 meses, 7 meses e 9 meses, utilizando a Pfizer Baby para as crianças de 6 meses a 4 anos e a Pfizer Infantil para as crianças de 5 a 11 anos.

Para o público acima de 12 anos, a vacina Pfizer Bivalente será disponibilizada a cada 6 meses para gestantes, puérperas, pessoas acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas. Já uma dose anual será destinada a trabalhadores de saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, além de pessoas em situação de rua. É crucial observar que todos devem respeitar o intervalo de 6 meses após a última dose da vacina contra a Covid-19.

A vacinação, embora não seja recomendada para aqueles fora da faixa etária de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias, bem como para o grupo prioritário, será oferecida a todos que desejarem recebê-la e que não tenham completado o esquema vacinal. A busca pela imunização deve ser realizada nas unidades de saúde locais.

Para as crianças cujos pais ou responsáveis recusarem a vacina, cabe destacar que elas não poderão receber a declaração de vacinação necessária para a matrícula escolar, conforme previsto na Lei nº 3.924 de 30 de junho de 2010 e Resolução nº 124/SES/MS de 6 de dezembro de 2023. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, no Art. 14, Parágrafo 1º, a vacinação é obrigatória nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

A população de Chapadão do Sul é orientada a procurar as unidades de saúde locais para mais informações e esclarecimentos sobre o novo cronograma de vacinação.

Da Redação

Foto: Ministério da Saúde




Notícias mais lidas