20 de Set, 2024
Circuito de energias renováveis em Rio Verde do Mato Grosso promove sustentabilidade para pequenos negócios
30 de Abr, 2024
Na noite desta segunda-feira (29), cerca de 60 empresários e produtores rurais de Rio Verde do Mato Grosso participaram do "Circuito de Energias Renováveis", realizado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. O evento aconteceu no salão da Loja Maçônica e faz parte do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura.
 
O objetivo do circuito foi proporcionar orientações práticas para a otimização de custos com energia elétrica, tornando os pequenos negócios, tanto do campo quanto da cidade, mais sustentáveis. A iniciativa busca fortalecer a economia local, promovendo a adoção de práticas energéticas eficientes e a redução de custos para empresários e produtores rurais da região.
 
Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS Jane Paiva, o evento auxilia os empreendedores a identificarem quais medidas podem ser tomadas para favorecer as empresas na adoção de políticas sustentáveis. “O Circuito de Energias Renováveis apresenta soluções para os empreendedores e os benefícios que elas possuem. Além de contribuir com o meio ambiente, garantindo a segurança energética do país, a utilização de fontes renováveis pode ajudar no desenvolvimento econômico da região, reduzindo os custos de energia e tornando os empreendimentos locais mais competitivos”, destacou Jane.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico de Rio Verde, Vanusa Lopes da Silveira, o evento está alinhado com o debate mundial sobre sustentabilidade. “O Circuito de Energias Renováveis é importante para empresas de todas as áreas, porque vem trazer a tão falada energia limpa. O mundo todo está se desenvolvendo neste sentido, em busca da diminuição da geração de energia pelas fontes fósseis e do aumento da utilização das energias limpas. Então, o poder público municipal de Rio Verde, junto com o Sebrae, trouxe essa possibilidade para os empresários, que aceitaram nosso convite e vieram participar do Circuito, tirar dúvidas e verificar as possibilidades de implantação e financiamento. O evento trouxe muito conhecimento e Rio Verde agradece essa oportunidade”, disse a secretária.

A ceramista e empreendedora Marilde Cecília Ferreira trabalha com artesanato desde 2002 e participou do Circuito de Energias Renováveis, porque está ampliando suas atividades e precisa diminuir despesas, já que além da criação de peças para a sua empresa “Arte em Argila”, agora ela está ministrando oficinas e ensinando a arte da cerâmica para outras pessoas. “O evento foi muito interessante e vou buscar fazer um financiamento para ter as minhas placas de energia solar”, contou a artesã.

 
ASN
Foto: Assessoria



Notícias mais lidas