19 de Set, 2024
Com caso em Sonora, Energisa alerta para prevenção de acidentes com a rede elétrica
06 de Fev, 2024

Tanto na área urbana quanto na rural, a segurança em relação à rede elétrica é de suma importância. Mesmo sem cor ou cheiro, a "simples proximidade" da rede elétrica de maneira inadequada pode resultar em consequências fatais.

De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), mais de 65% do total de acidentes de choque elétrico no Brasil ocorrem em ambientes residenciais e no contato irregular com a rede de distribuição de energia.

No início deste ano de 2024, a Energisa Mato Grosso do Sul registrou cinco ocorrências, sendo três em Campo Grande, uma em Sonora e outra em Ponta Porã, tanto na área rural quanto na urbana. A maioria aconteceu na construção civil em atividades de reforma predial, bastante comuns nessa época do ano. Por isso chamamos a atenção máxima do trabalhador para alguns cuidados como manter uma distância mínima de até 3 metros da rede elétrica, especialmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, andaimes, vergalhões, escadas e arames”, diz o coordenador de Saúde e Segurança da Energisa MS, Wagner Lima.

Segue abaixo algumas precauções que devem ser observadas em relação à rede elétrica:

  • Ao instalar ou consertar antenas, tenha cuidado com a rede elétrica, escolhendo um local afastado dos fios, principalmente em dias sem chuva;

  • Planeje a colocação de andaimes, mantendo-os distantes da rede de energia e devidamente sinalizados;

  • Na área rural, manobre caminhões e maquinários com cuidado para evitar o contato ou dano à rede elétrica;

  • Nunca tente remover materiais em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade e causar acidentes;

  • Mantenha a fiação fora do alcance de crianças;

  • Evite utilizar "benjamins" para ligar mais de um aparelho na mesma tomada, pois isso pode sobrecarregar a instalação elétrica, provocar curto-circuito e incêndios.

Acidentes envolvendo eletricidade podem ter consequências graves, incluindo ferimentos e até mesmo perda de vidas. “Em locais como subestações, onde há equipamentos altamente energizados, não é permitida a entrada de pessoas sem autorização e sem a devida capacitação em hipótese alguma. Há, inclusive, avisos nas subestações e no entorno delas sobre o risco de acessar fios e equipamentos de alta tensão”, alerta o gerente de operação da Energisa MS, Helier Fioravante.

O gerente também orienta os pais ou responsáveis a não permitirem que as crianças brinquem próximas a uma instalação elétrica de alta tensão e solicita que a população denuncie às autoridades competentes atitudes suspeitas dentro dessas unidades ou no entorno delas, bem como a receptação de materiais elétricos de origem duvidosa.

O alerta sobre o risco de manipular a rede elétrica sem o devido preparo, seja em casa, no trabalho ou nas estruturas da concessionária, está alinhado com a política de valorização à vida e segurança de colaboradores e comunidade da Energisa.

Da Redação
Foto: Assessoria



Notícias mais lidas