A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) realizou, nesta quinta-feira (22), uma reunião com representantes dos clubes já garantidos no Campeonato Sul-Mato-Grossense 2025. O encontro, realizado na sede da entidade, contou com a participação do presidente interino Estevão Petrallás e do diretor de competições Marco Tavares, e definiu uma nova fórmula para a disputa do campeonato.
Durante a reunião técnico-administrativa, foram discutidos, além do novo formato da competição, orientações sobre os laudos obrigatórios para os estádios que serão utilizados, além de diretrizes burocráticas, como a inscrição de atletas. As decisões tomadas serão referendadas em um novo encontro, marcado para novembro, durante o Conselho Arbitral.
A nova fórmula do Campeonato Estadual prevê que todos os times se enfrentem na primeira fase, em turno único. A competição terá início no dia 19 de janeiro de 2025. Após as nove rodadas iniciais, os dois primeiros colocados se classificam diretamente para as semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a segunda divisão.
Os clubes que ficarem entre a terceira e a sexta posição disputarão as quartas de final, com confrontos em jogos de ida e volta. O terceiro colocado enfrentará o sexto, e o quarto jogará contra o quinto, com o mando da segunda partida sendo do time de melhor campanha. O mesmo formato será adotado nas semifinais e na decisão. A partida de volta da final está prevista para o dia 13 de abril, totalizando 55 jogos na competição.
“A intenção dos clubes foi a de motivar os torcedores, oferecendo jogos diferentes dos que aconteceram nos últimos anos, com os grupos regionalizados na primeira fase, e acredito que esse modelo proporciona isso. Além disso, garante que os times mais regulares possam avançar na competição,” resumiu Marco Tavares, diretor de competições da FFMS.
O presidente interino Estevão Petrallás destacou a importância da mudança para o futebol do estado: "A mudança na forma de disputa do Campeonato Estadual é um passo importante para modernizar o futebol em Mato Grosso do Sul. Nosso objetivo é tornar a competição mais dinâmica, competitiva e atraente para o torcedor, valorizando todos os clubes. Acreditamos que esse novo formato irá proporcionar mais emoção a cada rodada, aumentar o engajamento do público e fortalecer o futebol sul-mato-grossense como um todo."