06 de Out, 2024
Com prefeitos de Rio Verde, Alcinópolis e Pedro Gomes, evento debate plano regional de economia criativa
19 de Out, 2023

Na última terça-feira (17), a cidade de Rio Verde de Mato Grosso foi palco de um encontro regional que reuniu líderes, empreendedores e membros da sociedade de Mato Grosso do Sul, com o intuito de moldar o Plano Estadual de Economia Criativa. O evento contou com a presença de Réus Fornari, prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, William Fontoura, prefeito de Pedro Gomes, e Dalmy Crisóstomo, prefeito de Alcinópolis.

A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc), com o apoio da Superintendência de Economia Criativa e do Sebrae/MS. Autoridades do setor público, legisladores e representantes da sociedade se reuniram para discutir as estratégias necessárias. O evento incluiu oficinas, debates, apresentações musicais, danças, exposições de produtos e artesanatos em estandes criativos, bem como a realização de oficinas.

Durante as discussões em grupo, o tópico central foi "economia criativa e territórios", abordando os desafios e oportunidades da região Norte. As percepções da audiência serão posteriormente consolidadas no Plano Estadual de Economia Criativa.

O prefeito Réus Fornari destacou a importância da iniciativa para apoiar os empreendedores que trabalham em projetos individuais e necessitam de suporte financeiro. Ele enfatizou que "esses encontros, como o realizado em Rio Verde, tornarão possível que pequenos empresários e autônomos no campo da economia criativa recebam assistência financeira, visando à promoção de produtos e serviços, o que beneficiará nossa cidade, um destino turístico."

Luzicarla Softov, gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, destacou o papel fundamental da instituição em apoiar o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo. “É muito importante o engajamento não só das prefeituras em cada encontro, mas o comprometimento de toda sociedade e agentes criativos, para que possamos promover o desenvolvimento de todo um território. A economia criativa vem para impulsionar o crescimento sociocultural da cidade, região e todo estado, beneficiando a todos”, disse.

O processo de formulação do Plano Estadual de Economia Criativa envolverá oito encontros para coletar propostas regionais até a sua elaboração final. Segundo Décio Coutinho, superintendente de Economia Criativa de Mato Grosso do Sul, o objetivo é criar um plano que reflita a realidade do estado.  “Ouvindo lideranças e a sociedade, reunimos as peculiaridades de cada região, para que em um futuro breve isso possa se tornar um plano que espelhe a nossa diversidade. Como consequência do plano, a meta é dobrar o PIB do setor até 2026. Nosso foco é melhorar tudo que tem valor econômico criativo, desde o saber do artesão, até a tecnologia”, ressalta Décio.

O prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, destacou que o projeto oferece alternativas de empreendimento para a região Norte, que é rica em pecuária, agricultura, turismo de aventura e contemplação. “Este dia de trabalho fica marcado na região Norte, porque somos ricos em pecuária, agricultura, turismo de aventura e contemplação e este plano vai ordenar o futuro para melhorar a renda das nossas cidades e a qualidade de vida do sul-mato-grossense”, declarou Dalmy.

O Encontro Estadual de Economia Criativa, onde todas as propostas coletadas anteriormente em cada região serão reunidas, está previsto para o dia 5 de dezembro em Campo Grande. Mais informações para empreendedores podem ser obtidas através da Central de Relacionamento do Sebrae/MS, pelo número 0800 570 0800.

Da Redação, com informações da assessoria do Sebrae/MS

Foto: Sebrae/MS




Notícias mais lidas