16 de Set, 2024
Com recursos da Fundesporte, evento mostra o que Coxim tem de melhor: natureza e aventura
15 de Dez, 2022

Por Fabio Pellegrini

Foto: Silas Ismael

 

Um evento para entrar na história de Coxim. Assim pode ser definido o Coxim Trekking Adventure, que reuniu 280 pessoas entre os dias 9 e 11 e dezembro, incentivando a prática de caiaque e trekking, modalidades esportivas de baixo impacto ambiental, sem motores ou ruídos, que acionam o “pacote de hormônios” de bem-estar em quem os pratica.

 

Realizado pela Prefeitura Municipal de Coxim, através da Gerência de Esportes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, o evento teve recursos do Governo do Estado, por meio do Fundo de Incentivo ao Esporte (FIE), da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

 

A gerente municipal de Esportes, Thaila Cotrim, falou em exclusividade ao MS Norte: “Foi um evento maravilhoso, essa foi a primeira edição, agradecemos a participação de todas essas pessoas. A população se envolveu, topou conhecer esses esportes, que não eram familiares a muitos. Não tivemos incidentes, tivemos toda uma equipe de logística e apoio. Essa foi a primeira edição e pretendemos fazer mais. Agradecemos ao Governo do Estado, por meio da Fundesporte e do Fundo de Incentivo ao Esporte (FIE), ao 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar, 5º BPM, SAMU, e à Prefeitura, por acreditar nesse projeto que se tornou realidade”.

 

As inscrições aconteceram ao longo da semana na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável. Na sexta (9), os participantes inscritos previamente retiraram os kits na Praça Joao Ferreira de Albuquerque, na tradicional Feira de Produtos da Terra.

 

 

No sábado (10), os participantes, distribuídos em grupos de 50 pessoas em média, largaram da praia formada no rio Taquari em frente à Cabana do Osmar. Lá os grupos recebiam instruções de segurança feitas por guias e iniciaram a remada de caiaque em um percurso de cerca de 4 km pelo trecho urbano do rio Taquari, passando pelo encontro com o rio Coxim, pela barra do córrego Fortaleza com suas águas transparentes esverdeadas, contemplando a cidade de um lado e a natureza do outro, até a chegada na Praça Noêmia Serrou Camy, aonde havia uma estrutura de hidratação e apoio.

 

 

No domingo (11), a aventura aconteceu por uma trilha de aproximadamente 5 km pelo Morro do Cristo Redentor do Pantanal, em meio à natureza exuberante do Cerrado, com belos mirantes para contemplação da paisagem e do rio Taquari, com acompanhamento de guias e pontos de hidratação, passando pela imponente estátua do Cristo que abençoa e protege essas terras e águas.

 

Envolvimento da comunidade

 

Para a coach Tatiane Matzkeit, que levou os filhos Débora de 5 e Léo de 8 anos, o evento foi incrível: “Fiquei realmente entusiasmada de sábado a domingo. A Prefeitura de Coxim, a Gerência de Esportes e a Fundesporte estão de parabéns! Um evento família, gratuito, muito bem organizado, com pontos de apoio para hidratação e até um lanche com frutas na trilha do Cristo. Em ambos os passeios levei meus filhos, Débora de 5 e Léo de 8 anos, e eles não tiveram qualquer dificuldade. A segurança dos monitores/instrutores dos caiaques foi enorme. E eu, que nunca havia andado de caiaque, já peguei o contato do pessoal pra descer o rio Taquari em janeiro. O pessoal que estava monitorando o evento foi super simpático e cuidadoso. Desejo que se repita 2 vezes por ano e todos os anos, pois quem não foi perdeu um grande passeio. Eu amei!”.

 

 

Manoel Nunes, presidente da ONG Galera do Taquari e entusiasta de esportes náuticos e de pesca esportiva, ressalta que o evento foi ótimo: “Eu sou filho de pescador, sou nativo de Coxim e ficamos feliz de vermos a dedicação da equipe da Prefeitura em fomentar o turismo para outro tipo de aventura que não somente a pesca, mas outras modalidades. Coxim atualmente está pedindo socorro em relação ao turismo. E esse evento de cunho ecológico, de turismo contemplativo, valorizando a natureza que temos praticamente dentro de Coxim, veio em hora certa, na sequência de outros que já realizamos como o campeonato de pesca e o encontro de jet ski. Precisamos de mais eventos como este, nessa proporção. Foi muito satisfatório, um evento com segurança, com muitas crianças participando, equipe de apoio muito boa e capacitada... Isso anima os ribeirinhos e os comerciantes de Coxim. Desta forma, certamente conseguiremos alavancar o turismo. Estamos no caminho certo!”

 

 

Os rios e serras testemunhos da história de Coxim são o melhor cenário para o desenvolvimento do turismo, a chamada “indústria limpa”. Com mais esta experiência realizada, fica comprovado o potencial e a vocação natural do município: o ecoturismo e o turismo de aventura. Os bons tempos da fartura do pescado ficaram na memória. É hora de se reinventar. Não faltam empreendedores. Atualmente há três empresas de turismo operando no município: a South Pantanal Tours, com mais de 30 anos de experiência, e a Let’s Go Adventure e a Coxim Caiake Adventure, que com poucos anos já vêm sendo muito bem recebidas no mercado local. O engajamento da população no evento já indica que o caminho a ser trilhado é este.

 

 

MS Norte vai a campo colher informações para produzir jornalismo de qualidade.

Caso tenha interesse em reproduzir nosso conteúdo autoral em outro site de notícias, solicite autorização.

Colabore com nosso trabalho de valorização da região pela chave pix CNPJ 42494588000127 ou torne-se um anunciante.




Notícias mais lidas