20 de Set, 2024
Com rica programação, Alcinópolis inicia Semana da Arte Rupestre nesta segunda
01 de Out, 2023

Conhecida nacionalmente como a Capital da Arte Rupestre, Alcinópolis sedia a partir desta segunda-feira (2 de outubro) até sexta (6 de outubro) a Semana da Arte Rupestre de 2023, com rica programação. O evento tem como objetivo fomentar a preservação dos sítios arqueológicos locais e promover o desenvolvimento sustentável. O município vem desenvolvendo ações voltadas à educação patrimonial e ao turismo sustentável que o colocam em destaque no que se refere à preservação ambiental e sustentabilidade.

 

Na segunda-feira (2), a abertura será marcada pelo lançamento do livro “Alcinópolis: uma galeria natural de arte rupestre”, às 8 horas. Em seguida, às 10 horas, é a vez da palestra “Educação Ambiental e sua contribuição para a preservação de Sítios Arqueológicos”, com a professora Luana Moura Pinto, mestranda em Ensino de Ciências, área Educação Ambiental.

 

O dia segue com mais duas palestras. Às 13 horas, ocorre o evento “A importância da Arqueologia de Mato Grosso do Sul no cenário nacional”, com o arqueólogo professor doutor Gilson Rodolfo Martins. Já às 15 horas, tem a palestra “Os desafios para a preservação dos sítios arqueológicos de arte rupestre em Goiás”, com a professora mestranda Grazieli Pacelli Procópio.

 

Ao longo da programação ainda está prevista a visitação de sítios arqueológicos e locais como a Gruta do Pitoco, Templo dos Pilares, Gruta Bonita e Trilha do Pôr do Sol. Tem ainda um projeto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em que alunos do ensino médio farão a vez como repórteres mirins, entrevistando os participantes.

 

Confira a programação completa:

 

02/10, segunda-feira. Abertura da Semana da Arte Rupestre

 

8h - Lançamento do Livro “Alcinópolis: uma galeria natural de arte rupestre”

 

10h - Palestra: Educação Ambiental e sua contribuição para a preservação de Sítios Arqueológicos

 

Prof.(a) Me. Luana Moura Pinto

 

Graduação em Arquivologia Bacharelado pela UNIRIO 2005-2010. Graduação em Geografia Bacharelado pela UFMS em 2015- 2019, Mestranda em Ensino de Ciências, área Educação Ambiental.

 

13h – Palestra: A importância da Arqueologia de Mato Grosso do Sul no cenário nacional.

Arqueólogo Prof. Dr. Gilson Rodolfo Martins

 

Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (1976) e doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1996). Foi criador e diretor do Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MUARQ-LPA/UFMS) e professor titular de Arqueologia Pré-histórica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

15h – Palestra: Os desafios para a preservação dos sítios arqueológicos de arte rupestre em Goiás.

 

Prof.(a) Me. Grazieli Pacelli Procópio (PUC-Goiás)

 

Graduada em arqueologia e mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi bolsista CNPq e FAPEG entre os anos de 2018 e 2023, onde desenvolveu pesquisas sobre os grafismos rupestres em Palestina de Goiás, o que resultou em largos trabalhos de monografia e dissertação. Desde de 2017, tem atuado em diferentes projetos arqueológicos pelo Brasil, no âmbito do licenciamento ambiental. Recentemente, participou como pesquisadora convidada, do Programa Arqueológico Intercultural do Noroeste Amazônico (PARINÃ), pelo Núcleo de Arqueologia do Museu da Amazônia (MUSA) em Manaus, em parceria com diferentes instituições e universidades nacionais e internacionais. 

 

É autora do livro do livro: Os grafismos Rupestres no Abrigo do Índio em Palestina de Goiás: espacialidade e visibilidade. E atualmente está trabalhando para a publicação de sua segunda obra.

03/10, terça-feira. III Workshop da Trilha Rupestre

 

8h – Abertura do Workshop

 

Palestra: A trilha Rupestre – rumos e metas.

Arqueóloga e Diretora da Popularização da Ciência Dr.(a) Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques (UFMS).

 

Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), graduada em História pelo IBRA Instituto Educacional (2021), mestrado em Arqueologia Pré-histórica pela Universitat Autônoma de Barcelona - UAB (2010) e doutorado em ARQUEOLOGIA PRÉ-HISTÓRICA pela Universitat Autònoma de Barcelona - UAB (2021). Pós-doutorado pelo programa de pós-graduação em Biologia vegetal - INBIO UFMS.

 

Palestra: A Trilha Rupestre – rumos e metas.

 

Prof. Dr. Ivo Leite Filho (UFMS)

 

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), com Mestrado em Educação no Grupo de Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003).

9h - Oficina de Bioeconomia - Eixos Alimentos e Cosméticos

Prof.(a) Dr.(a) Raquel Pires Campos (UFMS)

 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (1995), especialização em Segurança e Qualidade de Alimentos (2003), doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e pós-doutorado em Economia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz ESALQ/USP.

 

Prof.(a) Dr.(a) Nídia Cristiane Yoshida (UFMS)

Formada em farmácia pela UFMS, doutora em química pela USP, professora e pesquisadora do Instituto de Química da UFMS, especialista na área de Química dos produtos naturais.

 

13h – Palestra: Biodiversidade de plantas em unidades de conservação.

 

Professora Dr(a). Suzana Neves Moreira (UEMS)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande/MS de 2005 a 2008. Mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) de Campo Grande/MS no ano de 2009 a 2011, e doutorado no ano de 2011 a 2015 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando em Campo Grande no curso de Ciências Biológicas e coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas e Gestão Ambiental na unidade da UEMS de Coxim/MS.

15h – Reunião de consulta pública à população de Alcinópolis – MS – Equipe Trilha Rupestre

04/10, quarta-feira. Encerramento do III Workshop da Trilha Rupestre

 

8h – Palestra: A importância da Educação patrimonial

Antropóloga Ms. Laura Roseli Pael Duarte (UFMS) (confirmado)

Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialista em Educação Ambiental em Espaços Educadores Sustentáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), doutoranda em Ensino de Ciências - INFI/UFMS.

9h – Palestra: Geoparques: estratégia para o desenvolvimento regional sustentável

Prof.(a) Dr.(a) Jaciele Carine Vidor Sell, (UFSM)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFSM e Diretora do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO.

 

Clóvis Alberto Montagner (Prefeito de Faxinal do Saturno)

Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM)

 

10h – Palestra: As características Geopaleontológicas da região de Alcinópolis

Prof.(a) Dr.(a) Sandra Garcia Gabas (UFMS)

Possui graduação em Geologia pelo Instituto de Geociências - USP (1990), mestrado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica - USP (1999) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica - USP (2005).

13h – Escavação Workshop na Gruta da Mesa

05/10, quinta-feira. I Seminário de Arqueologia

 

08h – Palestra: Um breve histórico das primeiras pesquisas arqueológicas na região.

Prof.(a) Dr.(a) Silvia Moehlecke Copé (UNISINOS)

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1975), mestrado em Antropologia Social Área de Concentração Arqueologia pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Prehistoire, Ethnologie, Anthropologie pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne (2006).

 

09h – Palestra: A importância do patrimônio arqueológico para o desenvolvimento de uma região

 

Prof. Dr. Luiz Miguel Oosterbeek (UNESCO)

Luiz Oosterbeek é licenciado em História (Universidade de Lisboa, 1982), tendo iniciado as suas atividades como arqueólogo em 1982. Trabalhou sobretudo sobre os mecanismos de expansão da economia agropastoril na Península Ibérica, tópico do seu doutoramento em arqueologia (Universidade de Londres, 1994; Universidade do Porto, 1995).

10h – Palestra: FORMAS QUE FALAM: O Desenho da Pintura Rupestre no Piauí e a Educação Patrimonial.

Ms. Elaine Ignácio (UFPI)

Arqueóloga - Arquiteta - Designer - Educadora social. Professora do Curso de Arqueologia na Universidade Federal do Piauí - UFPI – Brasil. Coordenadora da Extensão do Curso de Arqueologia- UFPI

Coordenadora do Grupo de Extensão GEPAR (Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia) - UFPI

Pesquisadora Associada - Instituto Terra e Memória. Grupo "Quaternário e Pré-História" do Centro de Geociências (uID73 - Fundação para a Ciências e Tecnologia) - Portugal

13h – Palestra Migrações no passado e no Presente

Prof. Dr. André Luís Ramos Soares (UFSM)

Graduação em História pela UFRGS (1993), Mestrado em História, área de concentração em Arqueologia (PUCRS, 1996), doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (MAE-USP / 2005). Professor Titular do Dep. De História (UFSM), Coordenador da Cátedra Unesco em Fronteiras e Migrações.

 

 

14h palestra: A arte rupestre no Pantanal e suas potencialidades.

Prof.(a). Dr.(a) Luana Cristina da Silva Campos

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) 2003 a 2007. Mestra pelo programa Erasmus, mundus "Quaternário e Pré-história " através do mestrado em Arqueologia Pré-histórica e Arte Rupestre da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro 2007 a 2009. Doutora pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro no programa "Quaternário, Materiais e Culturas" com apoio financeiro do programa de doutorado Pleno do Exterior CAPES, reconhecido no Brasil pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Pernambuco – UFPE 2009 a 2015. Pós-doutorado pelo Laboratório de Arqueologia "Paulo Duarte" – (UNICAMP) 2021 a 2021. E professora no mestrado profissional em preservação do patrimônio cultural do Iphan (PEP/Mestrado). Coordenadora do Laboratório de Arqueologia do Pantanal e sua área de exposição. Áreas de atuação: Arqueologia - Patrimônio Cultural - Alterações Climáticas - Comportamento Humano - História indígena.

 

15h – Mesa Redonda: Contando a história da Arqueologia em Alcinópolis sob a ótica da população

Erciliomar Furquim (SEMDEMA) – Alcinópolis)

Edilson Cotonete (Alcinópolis)

Elisberto Martins Rezende (Bufinha) (Alcinópolis)

16h – Palestra: O papel do IPHAN na preservação dos sítios arqueológicos

Zafenaty Paiva – colaborador do IPHAN

Possui Bacharelado em Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre pela Universidade Federal do Piauí. Mestre em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí. Atua nas linhas de pesquisa em Arqueologia Histórica, Arqueologia da Diáspora Africana e Arqueologia Urbana. É arqueólogo na Superintendência do Iphan em Mato Grosso do Sul, atualmente coordenador no IPHAN- Brasília.

 

06/10, sexta-feira. Encerramento da Semana da Arte Rupestre

 

Visita Geral Projeto Conhecendo para Preservar

7h – Gruta do Pitoco

13h – Templo dos Pilares

15h30min – Gruta Bonita

17h – Trilha do Pôr do Sol

 
Da Redação
Foto: Arquivo MS Norte



Notícias mais lidas