Os donos de pequenos negócios de todo o país podem participar do Concurso “TikTok me fez empreender”. A iniciativa, em parceria com o Sebrae, está com as inscrições abertas até o dia 12 de novembro. Ao todo, será distribuído R$ 1,5 milhão em prêmios para os empreendedores que apresentarem as histórias mais inspiradoras, contando os impactos positivos obtidos com postagens na plataforma.
A especialista em Mercados e Transformação Digital do Sebrae Nacional Janaína Camilo coordena a parceria com o TikTok. Ela destaca que a união entre a maior autoridade em empreendedorismo do país, o Sebrae, e o gigante TikTok é inédita e vai proporcionar aos pequenos negócios que participarem atingir novos consumidores, produzir conteúdo e alavancar suas vendas.
“O concurso é uma grande oportunidade pra quem empreende, pois trará visibilidade para seu negócio, premiações no valor de R$ 5 mil a cada um dos 300 selecionados, servindo como capital semente para alavancar a empresa, além de capacitações focadas em gestão de negócios com o acompanhamento do Sebrae durante 12 meses”, comenta Janaina.
O lançamento do concurso aconteceu oficialmente no espaço Vila Empreendedora, durante a Feira do Empreendedor 2023, realizada em outubro, em São Paulo. Na ocasião, foram destacadas as oportunidades para empreender no ambiente digital e os recursos que o TikTok oferece para os donos de pequenos negócios.
Como participar
O primeiro passo é postar um vídeo na plataforma, contando como o TikTok contribuiu para impulsionar o seu empreendimento, com resultados concretos, como aumento nas vendas, maior exposição, parcerias etc. É preciso marcar a postagem com as hashtags #TikTokmefezEmpreender e/ou #EmpreendendonoTikTok.
O próximo passo é preencher o formulário de inscrição, seguindo as instruções do aplicativo para inclusão do link do vídeo. Cada participante só poderá concorrer com um vídeo que deve ser de autoria original do próprio empreendedor e deve estar em conformidade com as Diretrizes da Comunidade do TikTok.
Clique aqui para acessar o regulamento e se inscrever.
Após o fim do prazo de inscrição, a banca avaliadora formada por representantes do Sebrae e do TikTok vai avaliar as postagens e selecionar os melhores vídeos. De acordo com o regulamento, os critérios de avaliação incluem originalidade, qualidade do vídeo, engajamento com a plataforma, diversidade e inclusão, além dos resultados.
A divulgação dos vídeos vencedores está marcada para o dia 30 de novembro. Também está prevista uma cerimônia de premiação, no dia 6 de dezembro, com a presença da diretoria do Sebrae e do TikTok, entre outros convidados.
Parceria Sebrae e TikTok
O concurso é inédito e um marco da parceria estratégia entre Sebrae e TikTok. Entre as outras ações estabelecidas, destacam-se as de posicionamento digital e capacitação direcionadas para as micro e pequenas empresas interessadas em expandir sua presença no mercado no digital.
Com quase 90 milhões de usuários apenas no Brasil, o TikTok é considerado uma das principais redes sociais no momento com potencial para impulsionar negócios e marcas, ao gerar visibilidade a produtos e serviços de diferentes segmentos.
Confira dicas do Tik Tok para criar um conteúdo arrasador
ASN
Foto: Divulgação