19 de Set, 2024
Costa Rica avança na gestão de resíduos sólidos com a chegada de novos equipamentos
21 de Out, 2021

Por Fabio Pellegrini

 

Na quarta-feira (13 de outubro), o Município de Costa Rica inaugurou a Unidade de Triagem e Reciclagem, com a chegada de maquinários e equipamentos para gestão de resíduos sólidos, obtidos por meio do programa Lixão Zero, do governo federal.

 

Por meio de edital público de 2019 do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em conjunto com o Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça, o município recebeu mais de R$ 4 milhões para implantação e qualificação da gestão municipal de resíduos sólidos, incremento da eficiência da triagem, aproveitamento de resíduos secos e orgânicos e melhoria da gestão da disposição final de rejeitos, aumentando a vida útil do aterro sanitário local. A contrapartida do município foi de R$ 160 mil.

 

O Programa Nacional Lixão Zero tem o objetivo de eliminar os lixões existentes e apoiar os municípios em soluções mais adequadas de destinação final desses resíduos sólidos, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada há 11 anos.

 

Melhorias para o município

 

Costa Rica recebeu oito veículos, sendo um caminhão compactador, um caminhão basculante, um caminhão gaiola, um caminhão pipa, um rolo compactador, uma pá carregadeira, um trator de esteira e uma pá carregadeira compacta (Bobcat).

 

Recebeu também dez equipamentos para a central de triagem, sendo uma moega de descarregamento para recepção de materiais; um triturador de vidros; duas prensas hidráulicas verticais; uma prensa hidráulica horizontal; um triturador de orgânicos; uma empilhadeira elétrica; duas esteiras transportadoras e uma esteira de elevação.

 

 

Equipe técnica qualificada

 

O projeto apresentando ao MMA foi elaborado pelo Município, sendo implementado em conjunto com a engenheira sanitarista, Brena Higa, pela Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ivair Barbosa Narciso e pelo Gerente Municipal de Convênios, Weder Menezes.

 

Foram inscritos 1.590 projetos de todo o país, sendo que apenas 21 municípios foram contemplados. Em Mato Grosso do Sul, apenas Jardim e Costa Rica foram contemplados.

 

O secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Baird, parabenizou os servidores públicos municipais envolvidos na execução do projeto e destacou o investimento feito na Usina de Triagem e Aterro Sanitário.

 

“Este projeto melhorou o serviço de coleta de resíduos e também trouxe dignidade aos trabalhadores deste local, que puderam contar com melhores condições salariais, conforme proposto pela gestão do prefeito Cleverson Alves, que tanto beneficia a população costarriquense”, disse o secretário.

 

Coleta Seletiva

 

De acordo com a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ivair Barbosa Narciso, a coleta seletiva no município é setorizada: “Existe a divisão por setor e a cada dia da semana o caminhão passa recolhendo os materiais recicláveis. Nos outros dias são recolhidos resíduos úmidos”.

 

Outro ponto importante é que neste ano, a SEMTMA - Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura -, por meio do Departamento de Meio Ambiente, tem priorizado campanhas educativas através das redes sociais, rádios e panfletagem.

 

“Com o retorno das aulas presenciais na rede Municipal, os servidores da pasta juntamente com a Secretaria Municipal de Educação vão desenvolver atividades ambientes com alunos, buscando dessa forma incentivar a separação correta do lixo, principalmente dos materiais recicláveis, com o objetivo de aumentar a quantidade de recicláveis coletados”, diz Iva.

 

 

Aterro Sanitário e Unidade de Triagem

 

A implantação do sistema de resíduos sólidos teve início em 2013. Na época, o projeto foi implementado pelo Município em parceria com o Governo Federal por meio da Funasa e Ministério da Saúde, quando o lixão foi desativado.

 

Atualmente, o Aterro Sanitário está em pleno funcionamento por meio de parceria público-privada entre o Município e a Coopercori - Cooperativa de Trabalho e Comercialização de Materiais Recicláveis do Município de Costa Rica. O município faz um repasse à Cooperativa, que têm a atribuição de gerir os resíduos e comercializar os recicláveis.

 

Na unidade de triagem, que recebe os recicláveis recolhidos pela prefeitura, 23 cooperados fazem a triagem, compactação e comercialização dos recicláveis.

 

Com todo esse avanço na gestão, o município terá incrementos nos índices de qualidade de vida da população e vai aumentar sua fatia de ICMS Ecológico, que considera também as seis unidades de conservação existentes em seu território: Parque Nacional das Emas, Parque Estadual das Nascentes do Taquari, Parque Natural Municipal da Laje, Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, Área de Proteção Ambiental (APA) das Nascentes do Sucuriú, Refúgio de Vida Silvestre do Rio Sucuriú e Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ponte de Pedra.

 

Com informações da Prefeitura e da Câmara de Costa Rica.

Foto: Evando Benites Ramires




Notícias mais lidas