19 de Set, 2024
Costa Rica e Alcinópolis serão rota do Rally dos Sertões; Coxim fica de fora
28 de Abr, 2022

Mais uma vez os municípios de Costa Rica e Alcinópolis, no Norte de Mato Grosso do Sul, integram o trajeto do Rally dos Sertões, um dos maiores eventos off-road do mundo e o maior do Brasil.

 

Em 2017, Coxim foi cidade sede do evento, gerando um grande movimento na economia do município, tanto na rede hoteleira quanto no setor de autopeças. Em 2019 foi a vez de Costa Rica, com passagem em Alcinópolis. Na edição deste ano, assim como em 2019, Costa Rica será cidade-sede e Alcinópolis terá uma largada especial.

 

O anúncio foi feito na noite de terça-feira (26) no Museu do Ipiranga, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo e da secretária de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Bruna Barbosa, do prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, do secretário de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura Artur Delgado Baird, e do secretário de Governo, Airton Ruiz.

 

Bruna conta que a expectativa este ano é maior para Alcinópolis, porque está prevista a montagem uma estrutura diferenciada para a largada especial, com cenografia: “Mesmo não sendo cidade-anfitriã, Alcinópolis ganha com a divulgação espontânea na mídia, no dia da largada especial os olhares estarão voltados a Alcinópolis, as equipes, os pilotos estarão aqui. Os hotéis já estão com reservadas esgotadas, o município vai preparar uma campanha para empreendedores de cama-café para acomodar mais turistas, a população vai poder assistir de pertinho a largada, tirar fotos, então será um super evento!”

 

O prefeito de Costa Rica também conta da alegria em receber este grande evento: “Ficamos felizes porque Costa Rica foi escolhida para ser cidade anfitriã desse grande evento que além de trazer turistas, aquece a economia em vários setores. Agora é se preparar para apresentar o que há de melhor da nossa cidade”.

 

Esta é a terceira vez que Mato Grosso do Sul será rota do rali. A largada será em Foz do Iguaçu e a prova terminará no litoral do Pará. A proposta de passar pelos quatro cantos do Brasil é em comemoração ao bicentenário da Independência do país.

 

 

Em 2017, evento movimentou a rede hoteleira de Coxim, assim como restaurantes, comércio de autopeças, entre outros. Estrutura foi montada na sede Campeira do CTG com a presença do público e várias atrações.

 

Para Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, ter mais uma vez MS no roteiro do rally vai ser muito opositivo. “Estamos felizes em apoiar os Sertões pela terceira vez e esperamos, claro, uma grande visibilidade para o Mato Grosso do Sul e para os nossos destinos. Esperamos atrair fluxo turístico direto e indireto com essa prova, pois são milhares de pessoas entre competidores, equipes de apoio e da competição. Tenho certeza que os municípios que vão receber os Sertões vão aproveitar bastante, estarão preparados e vamos dar todas as condições possíveis para que isso aconteça”, enaltece.

 

A prova vai passar pelas cinco regiões do Brasil, de 26 de agosto a 10 de setembro. Esta edição comemorativa dos 30 anos do Rally dos Sertões será a maior competição contra o relógio do mundo. Serão 7.216 kms, 15 dias, 5 regiões do país, 8 estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA, e 14 cidades. Tradicionalmente o Sertões tem 8 dias, mas a edição de 30 anos terá o dobro de dias para cruzar o país.

 

Em Mato Grosso do Sul acontecem a 3ª e a 4ª etapas. As equipes chegam em Campo Grande no dia 29 de agosto e no dia 30 seguem para Costa Rica, passando por Alcinópolis, e então seguem para o estado vizinho no dia 31.

 

Joaquim Monteiro, CEO do Sertões, fala sobre as três décadas do rally. “Chegou o nosso grande momento, o ano histórico de comemoração dos 30 anos deste rally que coincide com a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. O Sertões tem como objetivo revelar um Brasil que poucos brasileiros conhecem, através do esporte e de experiências em lugares fascinantes. É sinônimo de aventura e orbita nos sonhos de muitas pessoas. Trabalhamos muito para chegar até aqui e é motivo de muito orgulho poder anunciar esse super roteiro, o maior do mundo! Vamos fazer um tributo ao nosso país.”

 

Fotos: Eduardo Bampi




Notícias mais lidas