20 de Set, 2024
Cultura repudia medida do prefeito que pretende impor slogan de governo ao título de Coxim
03 de Nov, 2023

Representantes do movimento cultural de Coxim refutaram a decisão do prefeito Edilson Magro, que quer impor o slogan de governo ‘Capital do Norte’ e mudar a forma como o município é nacionalmente conhecido. A medida gerou debates e chegou à Câmara Municipal. O prefeito alega que quem discorda dele é sensacionalista.

Na última segunda-feira (30), durante a 4ª Conferência Municipal de Coxim, representantes da Cultura local votaram uma moção de indignação, com dezenas de assinaturas, em manifesto contra a decisão do chefe do Executivo. O documento foi proposto por Adelino Alexandre Lopes, delegado da Conferência.

"... apresento à Plenária da 4ª Conferência Municipal de Coxim MOÇÃO DE INDIGNAÇÃO à utilização, disposição e imposição em espaços públicos: pontes, prédios, monumentos e pórticos de identificação cultural do município, do mote de uma gestão pública "CAPITAL DO NORTE"...", consta no documento.  

Eles afirmam que o município já é reconhecido nacionalmente como a “Capital Nacional do Peixe”, “Terra do Pé de Cedro” e “Portal do Pantanal” e que, ao passar a citá-lo como “Capital do Norte”, estaria colocando em detrimento todos os demais títulos que já estão associados à cultura e identidade local.

 

 

Princípios

Na sessão da Câmara Municipal, também na segunda-feira passada, o vereador Abilio Vaneli usou a tribuna para reforçar repúdio à decisão da gestão. “Estão cogitando fazer portais e inscrições para divulgar a cidade, substituindo os slogans pelos quais Coxim é conhecida por slogans de governo, o que é inaceitável e viola os princípios constitucionais de transparência, isonomia e impessoalidade”, ressaltou.

Vale destacar que no primeiro ano da gestão Edilson Magro (2021) o slogan da gestão era "A Transparência vai nos unir". Já no segundo ano o slogan foi substituído por "Capital do Norte", chegando a ser incorporado em documentos oficiais, redes sociais e na frota de veículos do município.

"Sensacionalismo"

Por meio das redes sociais, o prefeito Edilson se manifestou alegando que jamais quis desrespeitar os slogans mais tradicionais e alegou que quem discorda dele faz sensacionalismo. Confira a nota:

“Coxim é conhecido como a Capital do Peixe, Cidade do Pé de Cedro e Portal do Pantanal, e nunca foi deixado de lado essas importantes frases. Ocorre que nós temos que criar algo que nos chame a atenção no que diz respeito ao desenvolvimento do nosso município, então, criamos a frase Capital do Norte, uma vez que é necessário nós mostrarmos para o Estado e Brasil que somos a cidade principal da região norte, até porque três municípios queriam tomar este título, título este que é nosso. Portanto, além dos primeiros [slogans] que nunca foram desprezados ou ignorados, também é necessário algo para fomentar o desenvolvimento de nosso município. A indignação é ver pessoas, que ao invés de saberem o porquê das coisas, preferem partir para o sensacionalismo, que nada contribui para desenvolver o nosso município”, escreveu o prefeito Edilson.

 



Notícias mais lidas