19 de Set, 2024
Deputado Pedro Kemp pede reconhecimento do Chaco como bioma brasileiro
27 de Jun, 2024

O deputado estadual Pedro Kemp (PT-MS) solicitou nesta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o reconhecimento do Chaco como bioma brasileiro. Kemp apresentou um documento dirigido à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do IBGE, Marcio Pochmann, pedindo estudos técnicos para esse reconhecimento. Kemp destacou a importância do Chaco na região de Porto Murtinho, no Sul do Pantanal, após consulta a pesquisadores da UFMS.

"Após ouvirmos pesquisadoras e pesquisadores do curso de Biologia da UFMS, que nos falou sobre a importância do bioma na região de Porto Murtinho, no Sul do Pantanal, na divisa com o Paraguai, estamos acionando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e encaminhando cópia ao presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marcio Pochmann. Estamos solicitando estudos técnicos no sentido de fazer o reconhecimento oficial do Chaco como um dos biomas brasileiros. Dessa forma, poderemos garantir a preservação desse ecossistema tão importante", pontuou Kemp.," afirmou.

A situação do Chaco é urgente. Em 1998, a área estimada do Chaco brasileiro era de 12.400 km², mas hoje resta apenas cerca de 13% da floresta original. A revista Veja publicou uma reportagem intitulada "A floresta esquecida", e o ClimaInfo destacou o impacto da produção de soja no desmatamento do Gran Chaco. Kemp alertou que o avanço do agronegócio e a construção da Rota Bioceânica ameaçam o Chaco, afetando tanto a biodiversidade quanto as comunidades indígenas e agricultores da região.

O Chaco está presente em terras brasileiras, argentinas, bolivianas e paraguaias. A UFMS lançou o livro "Chaco: Caracterização, Riqueza, Diversidade, Recursos e Interações", destacando o uso do Pau Santo pelo povo Kadiwéu. Kemp enfatizou a necessidade de reconhecer o Chaco como bioma nacional, junto com a Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas