Por Fabio Pellegrini (colaborador)
Fotos: Semudes
Em Alcinópolis, município com gestão ambiental referencial, a educação ambiental está presente nas escolas. Como parte de um projeto que já dura anos, superando questões políticas, com foco na preservação de mananciais e na valorização do patrimônio natural do Município, o Projeto Águas do Taquari, desenvolvido pela Prefeitura e pelo Cointa, com diversos parceiros, envolve a proteção de áreas de nascentes e recuperação de áreas naturais degradadas.
No dia 17 de novembro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (SEMUDES) realizou mais uma ação do projeto. Inicialmente, no dia anterior, o técnico ambiental Edilson Cottonett realizou palestra aos alunos do ensino integral da Escola Estadual Romilda da Costa Carneiro, explanando sobre a importância dos cuidados no uso do solo, e sobre a recuperação ambiental do Morro da Tigela, trabalho que vem sendo desenvolvido há décadas naquela que, segundo ele, já foi a área mais degradada do município e vem apresentando ótimos resultados.
O plantio de mudas ocorreu em uma área de nascente da Fazenda Buriti e contou com a orientação do corpo técnico da Semudes, que envolve engenheiro ambiental, gestora ambiental, educadora ambiental, biólogo e técnicos ambientais, que na prática vão explicando aos alunos como proceder para evitar perdas. Houve também a parceria da proprietária da fazenda, Juliana Franco e do colaborador Julcimar "Chicão", da Sanesul. As mudas foram doadas pelo proprietário da fazenda Planalto, Rafael Betiatto.
Segundo a gestora ambiental Lucilene Martins, da Semudes, a degradação das áreas de nascentes vem ocorrendo devido a expansão irregular das atividades agropecuárias ao longo dos anos, ocasionando o desmatamento das matas ciliares, que além das queimadas, entre outros fatores prejudiciais à biodiversidade e aos recursos naturais, vêm ocasionando o assoreamento dos recursos hídricos e prejudicando a qualidade das águas.
“A proteção das nascentes evita a escassez de água, esse recurso natural tão essencial para a sobrevivência dos seres vivos. A água é um recurso natural insubstituível devendo assim ser conservado”, definiu ela.
Os apoiadores desta ação foram a Fazenda Planalto de Costa Rica-MS, SLC Agrícola, Sanesul, Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Alcinópolis e a Fazenda Buriti.
O secretário municipal Nahur Tito ressalta que o projeto de plantio de mudas no ribeirão Retiro vem de encontro com a proposta do Imasul quanto ao enquadramento da microbacia do ribeirão Retiro, importante para a qualidade ambiental do município de Alcinópolis.
“Além de criar consciência ambiental de preservação nos alunos. Importante ressaltar boa vontade da proprietária da fazenda em disponibilizar a área e equipamentos para a ação e também a autonomia que o prefeito Dalmy concede à nossa secretaria para realizarmos essas atividades. Ele tem contribuído muito na questão ambiental e nos dá liberdade para que possamos trabalhar. Em tempo, agradeço as parcerias com o Cointa, a Sanesul, a Fazenda Buriti e toda a equipe da Semudes pelo companheirismo e dedicação para com esses projetos”, finalizou o secretário.