20 de Set, 2024
Em Paranaíba, Tour da Soja prepara produtores para mudanças climáticas à vista
11 de Mar, 2024

No sábado (09), a Fundação Chapadão concluiu a última etapa do Tour da Soja em Paranaíba, evento técnico que percorreu cinco municípios produtores de soja na região. O evento teve início em Chapadão do Sul e visou oferecer insights valiosos sobre a realidade da cultura diante das adversidades climáticas, especialmente provocadas pelo fenômeno El Niño, que afetou de forma diversa a produção de soja em todo o país neste ano agrícola.

Em Paranaíba, onde foi registrado o menor índice pluviométrico até o momento, em torno de 300 mm, a escassez de chuvas, principalmente durante o período reprodutivo das plantas, foi um dos principais desafios enfrentados. Isso proporcionou um ambiente propício para a avaliação de materiais de soja no campo experimental da Fundação Chapadão, localizado na Fazenda Mascote, em Paranaíba, onde o evento foi concluído.

Coordenado pelo pesquisador Fábio L. Abrantes, da entidade, o Tour da Soja 2024 foi fundamental para analisar o comportamento e a resistência de diferentes materiais cultivados diante das condições climáticas adversas, conforme destacou o presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, presente no evento.

Fábio Macedo, presidente do Sindicato Rural de Paranaíba e proprietário da Fazenda Mascote, ressaltou a importância da parceria de mais de 11 anos com a Fundação Chapadão, que resultou em avanços significativos na agricultura local. Hoje, diversos produtores cultivam a soja em Paranaíba, ocupando cerca de 6.000 hectares, o que representa um progresso notável para a economia da região.

Durante o evento, Fábio compartilhou seu testemunho de sucesso na cultura da soja, destacando a importância do plantio direto e a necessidade de acompanhamento técnico para garantir o êxito na atividade. Palestras realizadas por representantes de empresas parceiras também enriqueceram o evento, oferecendo insights sobre os experimentos realizados na Fazenda Mascote.

Além de visitar os campos de soja de sequeiro, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer uma área irrigada na mesma fazenda, demonstrando o potencial produtivo da cultura na região.

O Tour da Soja da Fundação Chapadão contou com o apoio das prefeituras municipais, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, de diversas instituições e empresas do setor agropecuário, destacando-se como uma iniciativa fundamental para promover o desenvolvimento sustentável e o sucesso dos produtores rurais na região.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas