20 de Set, 2024
Em ritmo de crescimento, Chapadão do Sul completa 36 anos como um dos melhores locais de MS para se viver
23 de Out, 2023

Chapadão do Sul comemora nesta segunda-feira (23) 36 anos de emancipação em pleno ritmo de crescimento. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o município teve o maior desenvolvimento populacional de Mato Grosso do Sul dos últimos 12 anos, quando saltou de 19.648 para 30.993 habitantes, representando um incremento de 61,98%.

Para o prefeito João Carlos Krug, este cenário representa o bom momento vivido pela cidade, que oferece oportunidades de emprego e dispõe de grande infraestrutura para que os moradores tenham uma boa qualidade de vida. “A cidade oferece boas condições para se viver, as pessoas chegam aqui com possibilidade de crescimento com uma vida tranquila”, explicou.

Além disso, em termos de desenvolvimento humano, segundo o Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, Chapadão do Sul possui o segundo melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) do estado, alcançando a marca de 0,75.

O crescimento está associado aos investimentos feitos pela iniciativa privada, especialmente do agronegócio, e pelo município, que tem oferecido todas as ferramentas necessárias para impulsionamento como na capacitação profissional, na educação de base e saúde.

“A gente tem expectativa de crescer mais nos próximos anos e é motivo de orgulho estar à frente desta administração, participando disso. Estamos construindo creches, escolas e postos de saúde para atender à demanda e mais investimentos estão por vir. Nesse ritmo de crescimento, é preciso quase uma escola por ano, então dentro do que cabe ao poder público, com apoio do Estado e da União, temos feito o melhor para atender aos chapadenses”, destacou Krug.

Economia

Chapadão do Sul se destaca, de acordo com pesquisas e dados do IBGE, da Ampasul (Associação Sul-Matogrossense dos Produtores de Algodão ) e da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), por possuir a segunda maior área plantada com algodão no estado, abrangendo 7.690 mil hectares. 

O município é o nono maior produtor de soja, com 467,8 mil toneladas, o 11º maior produtor de milho segunda safra, com 327 mil toneladas, e possui 165,5 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar, que resultaram na produção de 1,492 milhão de toneladas em 2021.Também possui um rebanho bovino de 108 mil animais.

Além do setor agrícola, Chapadão do Sul conta com um robusto setor comercial e de serviços, responsável por 52,59% do seu PIB. A indústria possui uma participação de 9,24%. Segundo dados da Receita Federal e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 4,7 mil empresas estão instaladas na cidade, oferecendo emprego formal para cerca de 14,5 mil pessoas (dados de 2020).

Festa

O município comemorou o aniversário este ano com muita festa. As atividades começaram na sexta-feira (20), com shows e apresentações culturais, seguiram pelo sábado (21) e fecharam as apresentações no domingo (22), com show de Maria Cecília e Rodolfo com mais de 20 mil espectadores. Nesta segunda-feira, a prefeitura organizou uma exposição dos maquinários e viaturas nas principais vias da cidade, para que os moradores pudessem conhecer melhor a frota.

Da Redação

Fotos: Assessoria

 



Notícias mais lidas