19 de Set, 2024
Falta de manutenção de estradas está prejudicando transporte escolar em Coxim, diz vereador
27 de Abr, 2022

Coxim (MS) - O vereador Carlos Henrique (MDB), um nato representante da classe rural e produtiva dos coxinenses, vem há meses solicitando manutenção frequente das estradas rurais da região.

 

Recentemente ele relatou em sessão ordinária na Câmara de Vereadores (dia 19 de abril) que está recebendo – desde o início do ano letivo - diversas e constantes reclamações de pais de alunos da área rural.

 

As denúncias dizem que os ônibus de algumas empresas terceirizadas pela Prefeitura para conduzir os alunos rurais às escolas não estão atendendo a contento. Dentre as reclamações, há ônibus sem manutenção adequada, com pneus carecas, falta de estepe, entre outras.

 

“Nem parece que os ônibus passaram por vistoria há pouco tempo. Hora as estradas estão boas, hora estão um pouquinho pior e as empresas terceirizadas, por vez, estão deixando de buscar alunos por falta de manutenção. Isso faz com que os alunos não venham para as escolas. As empresas terceirizadas, a meu ver, não estão querendo enfrentar as dificuldades das estradas rurais. À qualquer dificuldade, um trecho de areia ou de buraco, estão deixando de pegar os alunos. Se estão deixando de pegar os alunos por falta de manutenção das estradas, que também não recebam por esse quilômetro que eles deixam de fazer”, disse o vereador durante o uso da tribuna.

 

 

Segundo o vereador, se em um trecho o motorista não percorre dez quilômetros, ao final do dia ele deixou de percorrer 40 km, pois são duas idas-e-voltas. Porém, ao final do mês, a empresa recebe normalmente o valor pelo serviço completo, mesmo tendo feito incompleto.

 

“Peço que a secretária de Educação e o gerente de Transportes olhem com atenção para essa situação e fiscalizem melhor. Se o ônibus não percorreu aquela quilometragem, então não paga por ela!”, alertou Carlos Henrique.

 

O vereador João do Posto (PSD) reiterou a reclamação, dizendo que os ônibus não estão em condições adequadas para o transporte dos alunos. Pelo menos cinco linhas de ônibus teriam gerado descontentamento de pais de alunos.

 

Estrada do Riozinho

 

Carlos Henrique fez também solicitação quanto à manutenção da Estrada do Riozinho: “Apesar de estar no município de Rio Verde, a estrada é muito usada por munícipes coxinenses. O transporte escolar vem para Coxim, os fazendeiros que têm propriedades ali trafegam e vêm fazer compras e têm suas moradias em Coxim. Encaminhei essa solicitação para todos os órgãos competentes. Já estou até imaginando a resposta que vou receber”.

 

Coberturas para pontos dos ônibus

 

Outra solicitação também sem resolução é a cobertura dos pontos de ônibus para os estudantes do IFMS e da UFMS, que nos dias de chuva e sol forte sofrem aguardando pelo transporte. A solicitação já foi encaminhada ao gabinete da Prefeitura e à Secretaria de Obras e até agora não houve resposta.

 

Foto do vereador: Divulgação/Câmara de Coxim




Notícias mais lidas