Diante de previsões de chuvas acompanhadas de raios e rajadas de vento, em Mato Grosso do Sul, a Energisa tem orientado aos clientes que fazem uso de equipamentos de sobrevida ligados à energia elétrica, que atualizem o cadastro junto à distribuidora que atende 74 municípios no estado.
A empresa alerta sobre os riscos identificados pelos climatologistas em relação aos longos períodos de seca e calor intenso. Essa combinação extrema de calor com a entrada de umidade no ar tem sido crucial para a formação de núcleos de chuva forte que tem causado estragos em algumas cidades do estado desde o mês passado. A concessionária tem realizado uma série de procedimentos, preparando o sistema elétrico e todas as equipes para atuarem prontamente em situações de contingência que possam impactar as regiões de Mato Grosso do Sul.
A medida reforça o compromisso da concessionária com a vida desses clientes, garantindo a eles a prioridade no restabelecimento da energia, em caso de eventuais interrupções no fornecimento. Todavia, a prioridade só é possível quando essa informação consta antecipadamente no cadastro da unidade consumidora.
“Quando uma pessoa da família fica enferma e passa a utilizar equipamento de uso contínuo de energia para sobrevida, como um respirador, por exemplo, a família precisa nos informar imediatamente sobre a situação para que possamos classificar essa unidade consumidora para darmos um atendimento diferenciado quanto à ocorrência de falta de energia ocasionada por forças maiores. É de extrema importância que nossos clientes mantenham o cadastro atualizado junto à concessionária a cada 12 meses”, exemplifica o Coordenador de Atendimento da Energisa Mato Grosso do Sul, Wesley Ricardo Cosim.
Cadastro
O cadastro está disponível para todos os clientes que têm pacientes que dependem de aparelhos movidos à eletricidade. No entanto, é preciso comprovar a dependência e o risco de morte por meio de documentação específica:
atestado médico que certifique a situação clínica do portador da doença ou da deficiência, bem como a previsão do período de uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandam consumo de energia elétrica;
o atestado deve conter: Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID); número de inscrição do profissional médico responsável no Conselho Regional de Medicina (CRM); descrição dos equipamentos utilizados na residência que, para o seu funcionamento, demandam energia elétrica; e endereço da unidade consumidora.
Para realizar o cadastro ou atualizar os dados, acesse os canais de atendimento da Energisa Mato Grosso do Sul:
Call Center: 0800 722 7272
Agência de Atendimento
WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698
nesse último caso, tecle "menu" e depois "benefícios do imóvel"; após tecle "cadastro de enfermo" e siga as instruções (tenha imagens dos documentos necessários salvos no dispositivo)
Assessoria
Foto: Reprodução internet