20 de Set, 2024
Galera do Taquari celebra abertura da temporada de pesca e convida turistas para pescar em Coxim
05 de Mar, 2024

A temporada de pesca 2024 teve início no dia 29 de fevereiro na bacia do Rio Paraguai, onde se localizam os rios Coxim, Taquari e Piquiri, que drenam para o Pantanal. A Galera do Taquari, grupo de pescadores locais que apoiam o turismo de pesca, celebra com alegria o retorno do movimento nos rios, que além de proporcionar alegria aos pescadores, gera também alegria aos comerciantes e guias de pesca, entre outros setores da sociedade, pelo movimento na economia.

 

"A ansiedade era grande. As pessoas que dependem da pesca para sustentar suas famílias aguardavam. O movimento de gente de fora já é grande. O pessoal tá bem animado. A gente que pratica por gosto a gente fica contando os dias",  disse Manoel Nunes, presidente da Galera do Taquari, em exclusividade ao MS Norte.

 

Ele destaca também que não é só a pesca, mas "o contato com a natureza é a melhor parte, o peixe é uma consequência. Só de estarmos ali respirando ar puro, contemplando a natureza, vendo os passarinhos, as capivara, os jacarés, as antas, isso já faz uma higienização mental". 

 

Sobre a expectativa para a temporada, que vai até 2 de novembro, Manoel é otimista: "A expectativa é grande, está tendo muita procura e muita demanda. Muita gente alugando as embarcações, contratando guias de pesca para descer os turistas para o Pantanal, o rio está cheio e com isso os peixes sobem. Esse ano vai ser um ano muito bom para pescaria em Coxim".

 

Por fim, Manoel lembra aos pescadores amadores que devem portar a licença de pesca  e atender as regras de segurança náutica como utilizar coletes salva-vidas em embarcações motorizadas.

 

Fiscalização e pescaria legal

 

Por outro lado, a Polícia Militar Ambiental (PMA), que intensificou  a fiscalização nos rios da bacia do Paraguai durante abertura da pesca em 2024, nos primeiros dois dias após a abertura da pesca no ano de 2024, já apreendeu quase 40 quilos de pescado irregular.

 

As operações visam combater a pesca predatória e garantir a sustentabilidade dos recursos naturais da região. A presença ostensiva da Polícia Militar Ambiental tem como objetivo coibir práticas ilegais e proteger a fauna aquática, contribuindo para a preservação dos ecossistemas fluviais.

 

A população é alertada para a importância do cumprimento das leis ambientais, que visam assegurar a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras. Segundo a PMA, a fiscalização continuará ativa ao longo da temporada de pesca, com o intuito de garantir a proteção dos rios e da biodiversidade aquática do Mato Grosso do Sul.

 

Confira algumas imagens de exemplares capturados no fim de semana.

 

Da Redação

Fotos: Divulgação/Galera do Taquari




Notícias mais lidas