28 de Set, 2024
Hospital de São Gabriel do Oeste adquire aparelho de última geração que avalia vitalidade fetal
11 de Ago, 2022

O Hospital Municipal José Valdir Antunes de Oliveira acaba de adquirir mais um novo equipamento de alta tecnologia que deve auxiliar na avaliação do bem-estar fetal. O aparelho de cardiotocografia é uma novidade para às gestantes, principalmente para pacientes com alto risco gestacional.

 

Michele Pauperio, presidente da FunSaúde, explicou que o aparelho serve para escutar e visualizar a frequência cardíaca do feto e também as contrações uterinas. O procedimento garante o bem-estar da gestante e a eficiência na garantia da saúde do bebê na hora de nascer. No Hospital, o aparelho será utilizado em exames de rotina solicitados por determinação médica no final da gestação.

 

A grande vantagem da cardiotocografia é ser um método de exame seguro e não invasivo de monitorização. “Com esse aparelho agora é possível analisar a frequência cardíaca, contrações uterinas, os movimentos fetais e a oxigenação do bebê, sendo útil para prevenir o sofrimento fetal, que é uma situação em que o bebê não recebe quantidade suficiente de oxigênio durante a gestação ou parto”, comentou a presidente.

 

“Este é mais um dos aparelhos adquiridos nos últimos dias pelo Hospital. Estamos trabalhando para garantir a modernização e humanização da nossa unidade hospitalar prestando um atendimento com agilidade e maior qualidade para os nossos munícipes”, concluiu Michele. O aparelho foi comprado com recursos próprios e um investimento de R$ 16.500,00.

 

O que é Cardiotocografia?

 

A cardiotocografia é um exame que avalia a vitalidade fetal antes do nascimento. Costuma ser realizado a partir das últimas semanas de gestação. Ele permite acompanhar a evolução fetal durante a gestação, indicando se tudo corre como esperado ou não.

 

Como é feito o exame?

 

A cardiotocografia é feita posicionando cintos sensores ao redor do abdome que captam dois dados: frequência cardíaca fetal e contrações uterinas. Outro dado coletado é a movimentação do bebê.

 

Para que serve o exame?

 

Os dados de frequência cardíaca do bebê e as contrações uterinas permitem avaliar a vitalidade do bebê antes do nascimento.

 

Assessoria / Prefeitura SGO




Notícias mais lidas