06 de Mai, 2024
Laudo confirma a morte do Pé de Cedro, árvore símbolo cultural de Coxim
25 de Abr, 2024

Laudo apresentado na tarde de quarta-feira (24 de abril) redigido por um botânico confirma a morte do Pé de Cedro mais famoso do Brasil. O documento foi apresentado em reunião da Comissão Mista de Trabalho e Acompanhamento das ações relacionadas à situação fitossanitária do Pé de Cedro, formada por vereadores, servidores municipais, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e representantes da sociedade civil, criada por meio de decreto no dia 5 deste mês.

 

O documento ainda não foi divulgado à população, mas o jornal MS Norte Notícias teve acesso à conclusão, conforme a seguir:

 

"Diante dos fatos relatados, é conclusiva a constatação da morte do pé-de-cedro presente na praça Zacarias Mourão, na esquina das ruas Herculano Pena com a João Pessoa, próximo ao Rio Taquari. Apesar do pé-de-cedro estar sustentado por cabos em sua altura mediana, isso não evitaria uma queda no caso de colapso da base do tronco ou de sua parte mediana. Além disso, há risco de queda de galhos que podem causar prejuízos materiais ou lesões físicas graves aos frequentadores do local. Portanto, é salutar que medidas sejam tomadas para a retirada da árvore, evitando o risco de queda, como forma de segurança para os transeuntes e visitantes da praça".

 

Laudo foi apresentado em reunião

 

O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Cândido, disse ao Jornal MS Norte, que o laudo será apresentado em audiência pública deliberada para o dia 9 de maio, às 19 horas. O secretário disse também que aguarda uma análise também do Imasul acerca do Pé de Cedro. De acordo com Saimon, o pesquisador Evaldo Benedito de Souza fará explicações técnicas sobre o laudo, de forma presencial ou remota, e que as principais medidas, de curto e longo prazo, serão deliberadas em audiência.

 

Foto: Arquivo Prefeitura de Coxim

 

História

 

A árvore teria sido plantada por Zacarias Mourão, cantor e compositor coxinense ainda quando criança. Anos mais tarde, ele compôs a música Pé de Cedro, que o consagrou nos idos dos anos 1960 e 1970 em âmbito nacional.

 

Devido ao sucesso da composição, cantada por diversos intérpretes, e que se tornara hino da cidade, a árvore tornou-se símbolo do Município, tendo sido declarado oficialmente um dos patrimônios culturais de Coxim, dentre outros.

 

Foto: Assessoria Câmara de Coxim

 

Intempéries da natureza

 

Em 2006, foi atingida por um raio durante uma tempestade, ocasião em que perdeu parte de sua estrutura, porém mantendo-se viva. À época, a Prefeitura de Coxim providenciou uma amarração com cabos de aço para garantir sua sustentação. A árvore chegou a ser queimada parcialmente e vinha sendo afetada por pragas naturais.

 

Anos depois, artistas e produtores culturais locais tomaram a iniciativa de plantar sementes da árvore em vários locais, inclusive próximo à árvore, na Praça Zacarias Mourão, onde ainda hoje há dois "filhotes"saudáveis do Pé de Cedro. 

 

Neste ano de 2024, o vereador Abílio Vaneli (PT) vem solicitando desde janeiro a adoção de medidas imediatas por parte do Poder Executivo visando à preservação do Pé de Cedro, sobre quais medidas estariam sendo tomadas para preservação deste patrimônio cultural, haja vista que a árvore não apresentava mais folhagem. 

 

Em março, por unanimidade, a Câmara Municipal de Coxim aprovou um requerimento proposto pelo vereador Abilio Vaneli e com adesão dos demais vereadores, endereçado ao prefeito Edilson Magro, ao secretário de Desenvolvimento Sustentável, Saimon Braga Candido, e ao diretor-presidente da Fundação de Cultura, Desporto e Lazer, Darinei da Silva Nery, para a adoção de medidas imediatas visando à preservação da árvore.

 

Na sequência, no dia 27 de março, o prefeito Edilson Magro publicou o decreto nº 068/2024 determinando ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável a adoção de medidas cabíveis para verificação do estado fitossanitário do Pé-de-Cedro, árvore símbolo  da cidade de Coxim/MS, com a expedição de relatório técnico indicando as medidas cabíveis, ouvido a população em sede de consulta pública.

 

O documento também autoriza a contratação de serviços de pessoa física e jurídica em caráter emergencial para atender a demanda e fixa o prazo de 60 (sessenta) dias para a expedição de relatório final, que enfim atestou o fim do Pé de Cedro mais famoso do Brasil.

 

Pé de Cedro

 

“Foi no belo Mato Grosso, há 20 anos atrás

Naquele tempo querido, que não volta nunca mais

Nas matas onde eu caçava, um pequeno arbusto achei

Levando pra minha casa, no meu quintal o plantei

Era um belo pé de cedro, pequenino, em formação

Sepultei suas raízes, na terra fofa do chão

Um dia parti pra longe, amei e também sofri

20 anos se passaram, em que distante vivi

À Virgem Santa sagrada, uma prece eu vou fazer

Junto ao meu pé de cedro é que desejo morrer

Quero sua sombra amiga projetada sobre mim

No meu último repouso, na cidade de Coxim

Hoje volto arrependido, para o meu antigo lar

Abatido e comovido, com vontade de chorar

De rever meu pé de cedro, que está grande como o que

Mas é menor do que a saudade, que hoje sinto de você

Cresceu como minha mágoa, cresceu numa força rara

Mas é menor que a saudade, que até hoje nos separa

A terra ficou molhada do pranto que derramei

Que saudade, pé de cedro, do tempo em que te plantei

Que saudade, pé de cedro, do tempo em que te plantei”

 

Da Redação

 



Notícias mais lidas