16 de Set, 2024
Livro aborda turismo em MS muito além de Bonito e do Pantanal
14 de Dez, 2022

Foto: Fabio Pellegrini

 

Muito mais do que Bonito e Pantanal, o turismo desenvolvido ao longo dos 45 anos de Mato Grosso do Sul é diverso e plural. Iniciativas desenvolvidas em terras indígenas e em unidades de conservação, o empoderamento feminino por meio do turismo gastronômico, capacidade de carga em sítios arqueológicos do Norte do estado, a relação entre mercado do turismo e sustentabilidade, entre tantas outras experiências e resultados de pesquisas estão compiladas no livro “Multidimensionalidade do Turismo no Mato Grosso do Sul”.

 

A obra foi lançada neste mês de dezembro pela Editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com autoria da profª. drª.Simone Batista Mamede, cientista em biodiversidade e turismo, com atuação nos diversos biomas da América do Sul, em parceria com a docente e coordenadora de Turismo da UEMS/Dourados, profª. drª. Patrícia Cristina Statella Martins, e busca retratar as peculiaridades e territorialidades do turismo no estado de Mato Grosso do Sul, com base em pesquisas, relatos de experiências, trabalhos e estudos realizados nas últimas décadas, abordando temas diversos, como planejamento, gestão, políticas públicas, formação, segmentos e estruturações turísticas no segundo mais novo estado do Brasil.

 

Templo dos Pilares, em Alcinópolis. Foto: Fabio Pellegrini

 

Para Simone Mamede, organizadora da obra, o livro pauta pelo encontro com a pluralidade: “Ele nos mostra que a produção do conhecimento pode ser desenvolvida pelos mais diferentes setores da sociedade, seja público, privado, terceiro setor e coletivos diversos. O livro revela que os saberes e fazeres do Turismo no MS estão para além da academia, demonstrando que a integração de profissionais dos mais diversos campos de atuação, com suas distintas visões, formação e representatividade, conduz à interdisciplinaridade, ao fortalecimento e a essa multidimensionalidade. Os saberes e fazeres do Turismo dialogam entre si como em uma rede e fazem da obra uma referência para o estado, para o Brasil e para o mundo”.

 

Para Patrícia C. S. Martins, co-organizadora, o livro mostra possibilidades para o Turismo no Estado além daquilo que é sempre divulgado – Bonito e Pantanal: “Traz a diversidade e a potencialidade do estado. Além disso, o livro traz olhares tanto acadêmicos quanto de pessoas que estão atuando no trade turístico e no poder público, relação tão importante e necessária para o entendimento do panorama e das interfaces do turismo no estado”.

 

Balneário em Rio Verde. Foto: Fabio Pellegrini

 

Observação de aves. Foto: SImone Mamede

 

A publicação é rica em conteúdo técnico, mas de fácil compreensão para leigos e entusiastas. Os capítulos contam com a participação de docentes da UFMS, UEMS, UnB, UCDB, UFGD, UFT e Anhanguera UNIDERP, assim como autores atuantes no poder público municipal e estadual, iniciativa privada e terceiro setor como Simone Mamede, Dores Cristina Grechi, Bruno Wendling, Geancarlo de Lima Merighi, Danielle Cardoso de Moura, Milton Augusto Mariani, Carla Cristina de Souza, Patrícia Zaczuk Bassinello, Dyego de Oliveira Arruda, Maria Cristiane Fernandes da Silva Lunas, Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Daniel De Granville, Alexandro Moura Araujo, Denise Silva, Marta Regina da Silva Melo, Flávia Neri de Moura, Maristela Benites, Marcello Magnussen, Rafael Henrique Teixeira da Silva, Camila Benatti, Debora Fittipaldi Gonçalves, Djanires Lageano Neto de Jesus, Erick Wilke, Arlinda Cantero Dorsa, Rúbia Elza Martins de Sousa, Kemily Marques Silva Santos, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, Icléia Albuquerque de Vargas, Cassiana Gabrielli e Pollianna Thomé, Daniela Sottili Garcia, Bruno de Souza Lima, Daniel Raizer de Oliveira Teixeira, Lucilene Misae Oliveira Oshiro, Jociane Ribeiro Loureiro, Wanda Faleiros, Fernanda Cano de Andrade Marques, Bruno de Souza Lima, Patrícia Cristina Statella Martins, Charlei Aparecido da Silva, José Roberto da Silva Lunas e Elimar Pinheiro do Nascimento e Marcos Pereira Campos.

 

A obra está disponível gratuitamente aqui, no portal de livros da UEMS.




Notícias mais lidas