Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande, o advogado Bitto Pereira, candidato à presidência da Seccional Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), ressaltou a grandeza e a necessidade de a instituição se manter apartidária.
“A OAB, para ter a grandeza que ela merece, precisa ser uma instituição apartidária”, ressaltou o advogado, candidato pela chapa “Mais OAB – 22“.
“Essa é uma bandeira que eu levanto de maneira intransigente. Eu não tenho nenhuma filiação partidária. Sou advogado ao longo de 22 anos. Quem pretende presidir a OAB tem que ter essa característica”, destacou.
Bitto Pereira também explicou aos ouvintes o papel que a OAB exerce: o social, em que defende a Constituição e as liberdades e garantias individuais; e o papel institucional, em que zela pelas prerrogativas dos advogados e os ampara.
“A sociedade pode ter a convicção de que em todos os momentos em que a OAB tiver que se posicionar em defesa da coletividade, ela estará presente”, afirmou Bitto.
Caravana de Defesa das Prerrogativas
Bitto também apresentou uma de suas propostas de trabalho quando for eleito: a Caravana de Defesa das Prerrogativas, ação que tem o objetivo de integrar as subseções, e de abrir um canal permanente para ouvir advogados e advogadas da Capital e do interior de Mato Grosso do Sul.
“Começamos nosso caderno de propostas falando de prerrogativas, porque o respeito a elas é o que há de mais importante para o advogado”, explicou Bitto Pereira.
São as prerrogativas que garantem a prestação de um serviço adequado à sociedade, e que advogados e advogadas tenham o pagamento de seus honorários respeitados.
“O que vamos fazer? Vamos caminhar, vamos a cada uma das subseções, em todas as comarcas. Vamos ouvir os profissionais. Por exemplo: não há juiz na comarca? Vamos fazer uma gestão junto ao Poder Judiciário”, exemplificou Bitto.
Bitto Pereira e Camila Bastos, presidente e vice da Chapa Mais OAB, durante entrevista à CBN Campo Grande.
Apoio
Bitto Pereira também fez questão de agradecer o apoio que tem recebido das advogadas e advogados de todo o Estado de Mato Grosso do Sul, e lembrou que a Chapa Mais OAB é uma construção coletiva, feita a partir das sugestões e dos anseios da classe no Estado.
“Participar desta festa democrática, que são as eleições para a OAB, humaniza todos nós. Na semana passada, visitei o único escritório de advocacia da cidade de Ladário, e ouvi os anseios da advocacia”, disse.
“Nessa campanha também estive no escritório do Dr. Paulo José, lá nas Moreninhas (em Campo Grande). Ele chegou do Ceará, está aqui há pouco tempo, advogando”, contou Bitto. “Passado um dia da visita, tive a grata surpresa de ver uma publicação dele no Instagram, declarando apoio”, relatou.
Bitto Pereira concluiu dizendo que participar da campanha para a OAB-MS é uma jornada que traz muita satisfação. “Todo candidato tem que saber ouvir, compreender o que se passa em cada advogado. A advocacia é muito plural. Eu e Camila (Bastos, candidata a vice-presidente na chapa Mais OAB) temos feito esse trabalho diuturnamente”.