16 de Out, 2024
Operação identifica 570 hectares de desmatamento da Mata Atlântica em MS
30 de Set, 2024

A Operação Mata Atlântica em Pé, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) no dia 16 de setembro, já mapeou 16 áreas alvo no estado, que somam aproximadamente 572,23 hectares de desmatamento. Os focos de devastação estão distribuídos em 12 municípios e foram encaminhados para vistoria e autuação pela Polícia Militar Ambiental (PMA). Esta é a maior operação nacional de combate ao desmatamento do bioma Mata Atlântica e continua em andamento.

Até o momento, a PMA autuou dez dos alvos fiscalizados, resultando na aplicação de cerca de R$ 4,4 milhões em multas. As vistorias continuam nos demais alvos, que foram identificados pelo MPMS por meio do Programa DNA Ambiental, operacionalizado pelo Núcleo de Geotecnologias (NUGEO). A identificação das áreas desmatadas foi feita através de análise multitemporal, utilizando sensoriamento remoto para detectar possíveis desmatamentos ilegais.

A Operação Mata Atlântica é a maior do país no combate à degradação deste ecossistema, ocorrendo simultaneamente em 17 estados. Em 2024, a operação é coordenada nacionalmente pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Além de Mato Grosso do Sul, participam da operação os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. A fiscalização visa conter o avanço do desmatamento em uma das áreas mais ameaçadas do Brasil.

Da Redação

Foto: Assessoria

 




Notícias mais lidas