17 de Jun, 2024
Para garantir tratamento, Campo Grande conta com atendimento em telepsicologia pelo SUS
24 de Mai, 2024

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande agora oferece atendimento em telepsicologia pelo SUS. Desde 17 de abril, dois psicólogos atendem 50 pacientes por semana, com consultas semanais de no mínimo 45 minutos, realizadas via computador. O serviço, único no Estado para pacientes do SUS, seguirá o mesmo formato das sessões presenciais, conforme explica Núria Parron, chefe da divisão de telerregulação da Sesau.

Para acessar o serviço, os pacientes devem estar inscritos no SISREG, o sistema de consultas e exames do SUS, e passar por uma avaliação multidisciplinar. As unidades de saúde com psicólogos podem encaminhar pacientes para a telepsicologia, após avaliação da necessidade de atendimento remoto.

Campo Grande já conta com três serviços de telessaúde: telemedicina, telefisioterapia e telepsicologia. A telemedicina oferece teleinterconsultas, onde pacientes, acompanhados por médicos de unidades de saúde, são atendidos remotamente por especialistas em cardiologia, gastroenterologia e nefrologia.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destaca que os atendimentos on-line exigiram adequações e capacitações da equipe. Ela ressalta que as consultas remotas ajudam a diminuir filas e melhorar o acesso aos serviços de saúde. Desde dezembro de 2021, a telemedicina atendeu mais de 100 mil pessoas em 12 unidades de atenção primária.

Além de reduzir o absenteísmo nas consultas, a telepsicologia apresenta outras vantagens, como a redução do tempo de espera por atendimento, suporte contínuo para doenças e economia de tempo e dinheiro, tanto para profissionais de saúde quanto para pacientes.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas