19 de Set, 2024
Pesca é reaberta em MS, mas pescadores precisam estar atentos às regras
29 de Fev, 2024

A partir desta quinta-feira (29), a temporada de pesca profissional e amadora está oficialmente reaberta em todos os rios de Mato Grosso do Sul. O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) destaca a importância de os pescadores seguirem as regras vigentes no Estado, incluindo as cotas de pescado, o pesque e solte, e a necessidade da emissão da Carteira de Pescador Amador, licença ambiental para quem pratica a pesca amadora.

Após o período de defeso, conhecido como Piracema, quando os cardumes sobem os rios para a desova e reprodução das espécies, a pesca volta a ser permitida. Durante a Piracema, que iniciou em 5 de novembro do ano passado, a pesca esteve proibida para preservar a reprodução dos peixes.

Durante a temporada de pesca, é importante respeitar as medidas estabelecidas, como a cota de apenas um exemplar de peixes de espécie nativa, além de cinco exemplares de piranhas, dentro dos limites de tamanho permitidos. Peixes fora dessas medidas devem ser soltos imediatamente no local.

A pesca do dourado, espécie protegida por uma moratória de cinco anos estabelecida pela Lei 5.231 de 10 de janeiro de 2019, estava proibida até dezembro de 2024. No entanto, a Assembleia Legislativa analisa um projeto para estender essa proibição até 31 de março de 2025.

Quanto às espécies consideradas exóticas, como apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo e tambaqui, não há cota exigida pelo órgão ambiental para pesca e transporte.

Além disso, em alguns rios, como Perdido, Abobral, Vermelho e Negro, a pesca é permitida apenas no sistema de pesque e solte, conforme as deliberações CECA nº 006/2000 e 003/2000. Essa medida visa preservar os recursos hídricos e a biodiversidade dessas regiões.

Com a reabertura da temporada de pesca, os pescadores têm a oportunidade de desfrutar das belezas naturais de Mato Grosso do Sul, respeitando as normas estabelecidas para garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros do estado.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas