28 de Set, 2024
Polícia recolhe lixo espacial que caiu há três anos em fazenda do MS e aciona Força Aérea
09 de Set, 2024

Policiais militares ambientais do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foram acionados na semana passada para uma ocorrência inusitada em uma fazenda localizada em Naviraí, durante a Operação Prolepse. Um funcionário da propriedade rural relatou que, há cerca de três anos, um objeto estranho, que aparentemente caiu do céu, foi encontrado em uma das invernadas da fazenda.

O artefato, descrito como um cilindro metálico envolto em fibra de vidro, com capacidade estimada para armazenar 200 litros de gás ou líquido, foi removido do campo e levado para o pátio da casa principal da fazenda. Desde então, o proprietário tentou entregar o objeto às autoridades, mas sem sucesso.

A equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou uma inspeção detalhada no cilindro, que não apresentava sinais de perigo ou nocividade. Havia apenas uma marcação indicando que o objeto poderia ter armazenado oxigênio. Considerando o tempo decorrido desde sua queda e a ausência de riscos imediatos, os policiais decidiram recolher o artefato para dar uma destinação ambientalmente correta.

Suspeitando que se tratava de lixo espacial, os policiais entraram em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) e foram orientados a acionar o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA 4). Após análise, o CENIPA determinou que, por não haver vítimas ou danos, não era necessária uma investigação formal.

O cilindro foi entregue à Gerência Municipal de Meio Ambiente de Naviraí para que fosse realizada a destinação adequada do material. A Autoridade Policial também foi notificada sobre o incidente, garantindo que o caso fosse devidamente registrado.

Da Redação

Foto: Assessoria




Notícias mais lidas