22 de Out, 2024
“Precisamos de Mobilidade Urbana e um Distrito Industrial em Coxim”, diz vereador Carlos Henrique
13 de Set, 2022

Durante a sessão ordinária de segunda-feira (12 de setembro), o vereador Carlos Henrique (MDB) tornou a exigir da Administração Municipal de Coxim um planejamento para atender a Mobilidade Urbana no município.

 

Mobilidade Urbana é um conceito que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. É uma das prioridades da pauta de planejamento das cidades modernas.

 

A Lei 12.587/12, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. O planejamento urbano, já estabelecido como diretriz pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), é instrumento fundamental necessário para o crescimento sustentável das cidades brasileiras.

 

A Política Nacional de Mobilidade Urbana passou a exigir que os municípios com população acima de 20 mil habitantes, além de outros, elaborem e apresentem plano de mobilidade urbana, com a intenção de planejar o crescimento das cidades de forma ordenada. A Lei determina que estes planos priorizem o modo de transporte não motorizado e os serviços de transporte público coletivo.

 

Centros de distribuição das empresas

 

Carlos há tempos vem pedindo a instalação de um distrito industrial em Coxim, de forma que as empresas locais tenham suas unidades voltadas à facilitação da logística: “Venho cobrando há alguns meses, principalmente neste 2º semestre, por parte do Executivo, um planejamento que projete a nossa cidade com metas de curto, médio e longo prazo. Mas o que se vê no dia a dia é o caos instalado em algumas situações. Falei na sessão passada de eventos e agora falo exatamente de ruas como a Filinto Muller, no centro da cidade. Não vemos resultado sobre o trânsito da nossa cidade. Quero ressaltar que foi pintado, recebeu sinalização horizontal e vertical em boa parte da cidade, mas eu estou falando de mobilidade. Já passou da hora de ter um regulamento para controlar isso”.

 

"Capital do Norte"

 

“Temos muitos comércios, principalmente no centro da cidade, com carga e descarga, e já passou da hora de ter um regulamento para controlar isso. É um fluxo intenso. Cobro minimamente um distrito industrial para que as nossas empresas, daqui da cidade, consigam ter um espaço para montar o seu centro de distribuição, desafogando o trânsito de caminhões, carretas, e veículos maiores de dentro da cidade, para fora. Precisa ser feito o planejamento estratégico projetando nossa cidade médio e longo prazo. O Executivo precisa trabalhar de forma preventiva e planejada para que nossa cidade se torne a Capital do Norte e volte ter esse nome de destaque no Estado e na região”, destacou Carlos Henrique.

 

Foto: Assessoria da Câmara de Coxim




Notícias mais lidas