20 de Set, 2024
Prefeitura de Coxim firma contrato de R$ 4,9 milhões para tentar resolver inépcia na gestão da frota
19 de Jul, 2023

A Prefeitura de Coxim firmou contrato no valor de R$ 4.904.433,60 com a S.H. Informática LTDA para serviços de gestão de frotas. Conforme o extrato de contrato do dia 30 de junho de 2023, divulgado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (19), a empresa será responsável por toda a manutenção dos veículos, incluindo custo com combustíveis e peças.

O contrato prevê a administração e gerenciamento de despesas de manutenção preventiva e corretiva, com componente e material original ou paralelo, recomendado pelo fabricante de acordo com as características de cada veículo, incluindo o fornecimento de combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, bem como serviços de borracharia em geral.

A empresa terá ainda que promover reformas, mecânica em geral, funilaria, pintura, elétrica, ar condicionado, alinhamento de direção, balanceamento, revisão geral, serviço de guincho, lava-jato, compra e troca de pneus para a frota de veículos leves, utilitários, pesados e ainda veículos e máquinas que venham a ser incorporados ao patrimônio do município.

A estimativa é de que sejam destinados R$ 2.598.933,60 em combustíveis, sendo R$ 338.647,50 para 75 mil litros de gasolina comum, R$ 880.248,60 para a compra de 146 mil litros de diesel comum e R$ 1.380.037,50 para a compra de diesel S10. 

Há ainda a previsão de R$ 1.152.750,00 para a compra de peças e pneus, e R$ 1.152.750,00 para manutenção preventiva, totalizando R$ 5.637.280,00. Com a dedução de 13% da taxa administrativa, no total de R$ 732.846,40, o valor final do contrato chega a R$ 4.904.433,60.

Problemas com a frota

Conforme já noticiado pelo MS Norte, a Prefeitura de Coxim vinha apresentando dificuldades para equilibrar a manutenção da frota, especialmente dos veículos da Secretaria Municipal de Saúde. No início do mês passado, devido a problemas na troca de pneus de um ônibus próprio, o município precisou fretar um coletivo para levar pacientes até Campo Grande.

Ocorre que o veículo apresentou defeito ao longo do percurso e os pacientes ficaram esperando outro transporte às margens da BR-163, perto de São Gabriel do Oeste. Alguns deles chegaram a perder consultas e outros procedimentos, o que causou indignação por parte dos moradores e mobilizou até mesmo vereadores.

Licitação

No dia 12 de julho, o município publicou a alteração na data da licitação tipo pregão presencial, visando a contratação de empresa especializada na contratação de seguro total de veículos, com assistência 24 horas. O procedimento será realizado no próximo dia 27 de julho, a partir das 8 horas.

Da Redação




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