19 de Set, 2024
Projeto socioambiental Florestinha forma 135 alunos em Costa Rica
06 de Dez, 2021

O município de Costa Rica formou, na quinta-feira (2), 135 alunos do Projeto socioambiental Florestinha, que é desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Costa Rica, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conseg (Conselho de Segurança de Costa Rica) com apoio da Câmara de Vereadores.

 

Atualmente o projeto atende 160 crianças e adolescentes e já formou mais de 300 alunos em situação de vulnerabilidade social com idade entre 7 e 16 anos, ensinando-lhes a serem cidadãos com sensibilidade socioambiental.

 

O Florestinha é o mais antigo projeto social da Polícia Militar, sendo sua primeira Unidade iniciada no Parque Estadual Matas do Segredo, na Capital. Em Costa Rica foi criado em 2015 e atende crianças e adolescentes em horário contraturno ao da escola, contando com reforço escolar, aulas sobre educação ambiental e civismo.

 

Prestigiaram o evento, além do militares da PMA, o prefeito, vice-prefeito, vereadores da cidade, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar local, secretários municipais e o presidente do Conselho de Segurança.

 

O prefeito Cleverson Alves destacou que o projeto agrega valores indispensáveis para a base familiar e disse que o objetivo é ampliar ainda mais o número de crianças inseridas e atividades no contra turno escolar.

 

“A hierarquia e a disciplina não são valores presentes apenas no meio militar, mas em todas as entidades, em especial e de fundamental importância na entidade chamada família. Nosso objetivo é despertar nas nossas crianças, desde cedo, a importância desses valores através de projetos como o Florestinha e de outros que em breve serão inseridos em Costa Rica. Deixo aqui meu agradecimento a Polícia Militar Ambiental, ao cabo André pela dedicação ao projeto e coloco a Administração Municipal a disposição para ampliar cada vez mais o número de crianças atendidas”, ressaltou o gestor.

 

Para o comandante do 2º Grupamento de Polícia Militar Ambiental de Costa Rica, subtenente Itamar de Souza Borges, o projeto tem plantado sementes e colhido cada vez mais frutos desde que foi implantado em 2015.

 

“O projeto existe há 6 anos e nesse período já formou mais de 300 crianças. Atualmente o Florestinha conta com 160 alunos e é de extrema importância para aprendizagem de cada um deles, para que no futuro se tornem cidadãos de bem, comprometidos com o futuro e em fazer o bem ao próximo. A promoção é algo que eles alcançam ao longo deste período, conforme merecimento de cada um e após avaliação durante sua premência no projeto. Com o Florestinha estamos plantando sementes para colher disciplina, dedicação, responsabilidade, lealdade, respeito, coragem e educação socioambiental, por isso agradeço ao executivo, legislativo e parceiros do projeto por contribuírem conosco neste propósito”, finalizou o Subtenente.

 

 

Após a formatura, cada aluno recebeu um kit com pizza e refrigerante, para confraternizar em casa com a família.

 

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Roni Cota, a vereadora Rosângela Marçal representando o Legislativo Municipal, a secretária de Assistência Social, Evair Gomes, o secretário municipal de Governo, Airton Ruiz, o comandante do Corpo de Bombeiros de Costa Rica, capitão Samuel Pedrozo Borges, e o presidente do Conseg, Rodrigo Wenceslau.




Notícias mais lidas