19 de Set, 2024
Propriedade em Camapuã recebe mais de 1.600 mudas para conservação de nascentes que desaguam no Pantanal
15 de Fev, 2024

Abrindo as porteiras para a sustentabilidade, a propriedade rural Vereda do Buriti localizada em Camapuã MS recebeu mais uma etapa do trabalho de conservação e recuperação de áreas na bacia do Alto Taquari. Foram plantadas mais de 1667 mudas de espécies do Cerrado como: Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Jenipapo, Araçá, Jatobá, Manduvi, Jacarandá, entre outras. O projeto tem a interlocução do Instituto Taquari Vivo, que há mais de 2 anos atua na região na busca pela recuperação das nascentes do rio Taquari. Na propriedade de seu Antônio Silvério, ao todo são 39,7 ha com impacto direto e 5,7 ha com impacto indireto ativamente monitorados e reflorestados.

O diretor executivo do ITV, Renato Roscoe, contextualizou a ação como parte de um processo mais amplo de restauração. "Primeiro fizemos a restauração da pastagem, com terraceamentos, junto com as estruturas de contenção de erosão. Agora a gente vem aqui na parte da APP que está necessitando da revegetação para proteger essa nascente que está aqui bem próximo da gente", explicou Roscoe.

Além de destacar a importância do replantio para a preservação da bacia que deságua no Pantanal, Roscoe enfatizou os benefícios ambientais alcançados pela ação. "Ao mesmo tempo que a gente protege as nascentes, também estamos armazenando carbono nesse sistema. A recuperação dessas áreas de APP traz junto todo esse novo aporte de carbono, que vai ser armazenado aqui nessas plantas, e o resultado é mais água, mais biodiversidade e também maior produtividade para o produtor rural", complementou.

A expectativa é que as mudas plantadas na Fazenda Vereda do Buriti desempenhem um papel crucial na recuperação das nascentes, proporcionando sombra e contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental na região do Alto Rio Taquari.

Antônio Silvério, expressando sua satisfação com a parceria, destacou a importância de projetos que promovem a responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade. "Essa parceria firmada com o ITV vai possibilitar melhor preservação de nossas nascentes, e fazer isso só vai de encontro com a realidade e com a tendências e exigências do mercado para nós pecuaristas, tanto com relação ao próprio código florestal, quanto a produtividade com boas pastagens e com um bom manejo", ressaltou o pecuarista.

A iniciativa reforça o compromisso do setor produtivo com a sustentabilidade e serve como um modelo para outras propriedades rurais da região na preservação do meio ambiente.

Da Redação

Foto: Assessoria

 




Notícias mais lidas