18 de Set, 2024
Próximo trimestre deverá ter chuvas abaixo da média no Norte de MS
22 de Mar, 2022

Relatório produzido pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC) prevê prognóstico de chuvas abaixo da média no próximo trimestre para a região Norte de Mato Grosso do Sul.

 

De acordo com o documento, a média climatológica para o trimestre de Abril-Maio-Junho indica que as chuvas devem variar entre 200 a 300mm em grande parte do estado do Mato Grosso do Sul. Já nas regiões nordeste e noroeste do estado, as chuvas variam entre 100 a 200mm e no extremo sul da região sul, entre 300 a 400 mm. De acordo com os modelos climáticos, a previsão mostra uma tendência de que as chuvas ficarão entre 40 a 50% abaixo da média climatológica.

 

Em depoimento exclusivo ao site MS Norte, a coordenadora do CEMTEC, Valesca Rodriguez, disse que um dos motivos do cenário de menor precipitação é a atuação da La Niña até maio, que provavelmente irá influenciar nas condições de tempo no outono.

 

Durante a atuação da La Niña, tende a ocorrer uma maior frequência de massas de ar frio. Sendo assim, as chuvas devem ficar abaixo da média climatológica (80% de probabilidade para abril, maio e junho). La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico de resfriamento das águas do Oceano Pacífico, e por consequência, gera mudanças nos padrões de circulação atmosférica que impactam no regime das chuvas.

 

Em relação à temperatura, o próximo trimestre deve ter variação entre 21/24oC regiões noroeste e nordeste. Na porção central entre 20/22ºC e para a região sudoeste do Estado as temperaturas variam entre 17/20o. Em linhas gerais, em grande parte do estado, as temperaturas do ar devem ficar dentro da média climatológica.

 

Na região noroeste do estado (municípios de Corumbá, Aquidauana) há probabilidade que as temperaturas ficarão ligeiramente acima da climatologia. Por outro lado, na região extremo sul (como por exemplo, Mundo Novo, Japorã, Eldorado), as temperaturas devem ficar ligeiramente abaixo  da climatologia.

 

Risco de incêndios florestais

 

O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em Mato Grosso do Sul entre os meses de maio e dezembro de 2022, conforme Portaria assinada pelo ministro Joaquim Leite e publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (21).

 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarineli, a Portaria faz parte do plano de combate a incêndios florestais no Estado, já que favorece a contratação de brigadistas que vão atuar pelo Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) no Pantanal, em áreas de difícil acesso e em terras indígenas.

 

Com informações da Semagro/Gov MS




Notícias mais lidas