Na quinta-feira, 1º de agosto, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que inclui os estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Durante a cerimônia, foram firmadas novas parcerias entre os estados, incluindo um termo de cooperação entre as Defesas Civis, a criação de um sistema integrado de monitoramento climático e a participação em um projeto de planejamento estratégico até 2040.
Na reunião, também foi anunciada a criação de uma Agência de Fomento de Investimentos em Mato Grosso do Sul, permitindo ao estado ingressar no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Isso facilitará o acesso de empresas locais a recursos e financiamentos.
O evento, realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, contou com a presença dos governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Ratinho Júnior (Paraná), Jorginho Mello (Santa Catarina) e Eduardo Riedel, anfitrião do encontro.
Compromisso com a Integração Regional
Ao assumir a presidência do Codesul, Riedel destacou a importância da integração entre os quatro estados para beneficiar diretamente a população. “Teremos compromisso absoluto à frente do conselho para discutir importantes temas regionais. O Codesul é um ambiente onde temos muito a aprender e contribuir para o Brasil. Vamos atuar em conjunto, promovendo esta integração, que é essencial para entregarmos cada vez mais resultados”, afirmou.
Riedel se comprometeu a manter o legado do conselho e a enfrentar os novos desafios com determinação. “Nosso principal objetivo é ser guardião dos valores que trouxeram o Codesul até aqui. Recebo um legado de projetos em andamento e vamos olhar para esta região para ver como podemos contribuir mais e nos ajudar mutuamente. Temos um alinhamento muito próximo com estes estados”, definiu.
Apoio e Confiança dos Governadores
Eduardo Leite, antecessor no cargo de presidente do Codesul, expressou confiança na condução de Riedel. “Passo o cargo com a certeza de que ele conduzirá os projetos em andamento com competência. Mato Grosso do Sul tem identidade e sinergia com nossos estados, em uma relação crescente de integração. Juntos, seremos mais fortes, proporcionando melhor qualidade de vida à nossa população”, disse Leite.
Jorginho Mello ressaltou a importância das parcerias entre os estados para o desenvolvimento regional. “Mato Grosso do Sul é de fato e de direito sócio e dono do Codesul. Sua participação enriquece o Sul do Brasil. Riedel tem grande capacidade e liderança para conduzir o conselho”, afirmou.
Ratinho Júnior lembrou dos desafios futuros e da importância dos novos projetos. “Vamos buscar ações integradas em relação às mudanças climáticas, encontrando maneiras para que os estados colaborem entre si. Já temos grandes projetos em conjunto com Mato Grosso do Sul, como a Ferroeste e a nova ponte que ligará os dois estados”, destacou.
Novos Investimentos e Planejamento Estratégico
Com o objetivo de acessar recursos do BRDE, Mato Grosso do Sul criará uma Agência de Fomento de Investimentos em parceria com a instituição bancária. Isso permitirá ao estado ingressar no banco e contribuir com o desenvolvimento local, oferecendo mais crédito para empresas e microempreendedores.
Durante a reunião, foram firmadas novas parcerias, incluindo a criação do Sistema Integrado sobre Mudanças Climáticas, que visa aprimorar ações e enfrentar eventos climáticos extremos. Este projeto será desenvolvido em parceria com o Banco Mundial e contará com a troca de experiências entre as Defesas Civis dos quatro estados.
Pensando no futuro, o “Projeto Visão Regional 2040” está em andamento, traçando um planejamento estratégico para as próximas décadas. O projeto, desenvolvido em sete etapas, conta com a parceria da Unisinos e do BRDE, e prevê a criação de indicadores e metas para nortear os trabalhos em diferentes setores.
Sobre o Codesul
O Codesul foi criado em 1961 por meio de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, com o objetivo de potencializar ações conjuntas para o desenvolvimento econômico e social da região Sul. Mato Grosso do Sul integrou o conselho em 1992, fortalecendo ainda mais a integração regional.
Da Redação
Foto: Assessoria