27 de Out, 2024
Rio Cênico Rotas Monçoeiras é destaque do programa + Natureza, da TV Morena, neste sábado
01 de Jul, 2022

Texto e  fotos: Fabio Pellegrini

 

O programa + Natureza, da TV Morena, vai exibir no próximo sábado (2 de julho) uma reportagem sobre a Área de Proteção Ambiental Rio Cênico Rotas Monçoeiras.

 

A equipe da TV Morena foi a Coxim a convite da Associação Beneficente Espaço Manancial, por meio do projeto de Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense através da Temática Histórica da Rota das Monções no Rio-Cênico Rotas Monçoeiras e seu entorno.

 

O ponto de partida da expedição foi a Terra do Pé de Cedro, depois seguiu para São Gabriel do Oeste, aonde iniciou a jornada fluvial até o distrito do Jauru, passando por comunidades ribeirinhas do rio Coxim.

 

O Rio Cênico Rotas Monçoeiras está localizado ao norte do estado de Mato Grosso do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, abrangendo uma área de pouco mais 15.440 hectares, englobando parte do rio Coxim e seu entorno, integrando os municípios de Camapuã, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste.

 

Essa Unidade de Conservação, além de preservar expressiva diversidade de paisagens e formas de vida aquáticas e terrestres, resguarda em paredões de rocha em suas margens e leito importantes registros arqueológicos e de períodos da História do Brasil entre os séculos XVII e XVIII. Foi também percorrida por importantes expedições científicas no passado que foram responsáveis por registrar aspectos da fauna, flora, etnografia e geografia brasileiras.

 

Mesmo diante de todos esses argumentos, a unidade sofre ameaças como o uso inadequado do solo, contaminação por pesticidas agrícolas, invasão de espécies exóticas, a pressão do setor elétrico por meio da instalação de hidrelétricas, a caça e a pesca predatória e a degradação de habitats.

 

Dessa forma, o rio Coxim, o Rio Cênico Rotas Monçoeiras, por seus inúmeros argumentos históricos e por suas características geográficas torna- se um dos mais importantes rios cênicos e temáticos do Brasil, de grande potencial ecoturístico, neste momento em que se canalizam esforços para a implantação de projetos de desenvolvimento sustentável para a região.

 

Ao longo de dois dias a equipe de reportagem, formada pelo jornalista Alysson Maruyama, pelo repórter cinematográfico Chico Gomes e pelo auxiliar técnico Bruno Batista, realizou uma expedição pelos rios Coxim e Jauru, registrando a beleza cênica de uma das paisagens mais espetaculares de Mato Grosso do Sul.

 

Os espectadores do programa poderão também conhecer um pouco do patrimônio cultural deixado pelo histórico ciclo das Monções, expedições fluviais realizadas entre 1720 e 1830 interligando Porto Feliz, em São Paulo, a Cuiabá, no Mato Grosso e o modo de vida das comunidades ribeirinhas que se formaram pelo trecho.

 

A expedição teve também a participação de artistas da região, ambientalistas, acadêmicos, gestores públicos, ribeirinhos, piloteiros, agentes de turismo locais, entre outros.

 

O + Natureza é um novo programa da Rede Mato-Grossense de Televisão e da TV Morena, que trata do meio ambiente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com exibição aos sábados, após o Jornal Hoje.

 

Confira algumas imagens de bastidores:

 

 

 

 

 

 

O projeto de Resgate, Promoção e Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato-Grossense através da Temática Histórica da Rota das Monções no Rio-Cênico Rotas Monçoeiras e seu entorno é realizado por meio do termo de fomento nº 31.388/2022, processo nº 71/049.483/2021, em parceria com o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – SEMAGRO, e do Fundo Estadual de Defesa e de Reparação de Interesses Difusos Lesados – FUNLES, em razão do Edital de Chamamento Público SEMAGRO/FUNLES nº 001/2021, proposto pela Associação Beneficente Espaço Manancial, de Coxim - MS.




Notícias mais lidas