19 de Set, 2024
Rota Cerrado Pantanal capacita 30 guias de observação de aves para atuarem no turismo da região
08 de Dez, 2021

Por Fabio Pellegrini, com fotos e informações de Simone Mamede.

 

A Rota Cerrado Pantanal formou, entre a segunda quinzena de novembro e o início de dezembro, 30 guias de observação de aves para atuarem nos municípios da região norte de Mato Grosso do Sul. A atividade, conhecida como birdwatching, é um segmento do ecoturismo que vem aumentando consideravelmente no Brasil, formado por grupos de pessoas que viajam para observar e fotografar aves livres.

 

O curso de formação de condutores de observação de aves foi realizado gratuitamente pela Agência de Desenvolvimento Econômico Cerrado Pantanal –– Rota Cerrado Pantanal, Instância de Governança Regional (IGR) do Norte de Mato Grosso do Sul, com recursos do Governo do Estado, obtidos por meio de edital da Fundação de Turismo.

 

Os alunos são pessoas ligadas ao turismo, residentes nos municípios sul-mato-grossenses de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraíso das Águas, interessadas em desenvolver a atividade e a empreenderem no segmento, aptas a oferecer serviço qualificado, visando o desenvolvimento sustentável da região. 

 

As aulas aconteceram em plataforma on-line de 22 a 26 de novembro e no formato presencial 29 de novembro a 3 de dezembro em áreas protegidas de Rio Verde e Alcinópolis e foram ministradas por um timaço de especialistas: Simone Mamede, Maristela Benites, Tietta Pivatto, Vitinho Nascimento, Daiani Scapini e Lejania Ribeiro.

 

 

Foram repassadas técnicas de Atendimento e hospitalidade em birdwatching, Noções de meio ambiente e sustentabilidade em birdwatching, Gestão e Empreendedorismo em birdwatching, Observação de aves - conceito e histórico, Noções de primeiros socorros para o birdwatching, Avifauna do Mato Grosso do Sul, Técnicas de observação e identificação de aves, e Técnicas de condução em observação de aves.

 

Desenvolvimento, emprego e renda para a região

 

Para o presidente da IGR Rota Cerrado Pantanal, Luiz Roberto Roque, esta é uma conquista de todos os associados para toda a região: “Consideramos este um curso histórico em nossa região turística, a Rota Cerrado Pantanal. Profissionais super capacitados, disponibilizando conhecimento de qualidade ímpar, além do mais importante: a importância da preservação, sustentabilidade que a prática da observação de aves proporciona”.

 

“Foram dias maravilhosos, que além da capacitação deixa o legado da amizade e da gratidão. Nossos agradecimentos a todos os envolvidos, a participação dos alunos, agora super capacitados, com um novo olhar para o tema Birdwatching! Foi incrível! Em tempo, nossos agradecimentos a toda a Diretoria da Acepan e à Fundtur na geração do Edital que disponibilizou o recurso financeiro para a realização da capacitação. Seguimos com mais novidades para 2022!”, finalizou Roque

 

 

Diversificação e inovação no turismo

 

Geancarlo Merighi, diretor de Desenvolvimento da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul explica que a instituição vem apoiando o desenvolvimento de novos produtos em sua linha estratégica de diversificação e inovação da oferta turística:  “Dentro dessa realidade, novos segmentos estão sendo trabalhos pela entidade, tanto no que tange ao desenvolvimento e estruturação dos mesmos, como também na promoção e marketing do potencial e produtos já existentes no nosso Estado”.

 

“Desta forma”, continua Geancarlo: “identificamos os principais gargalos que ainda existem para o pleno desenvolvimento desses segmentos e, desta maneira, estamos buscando realizar as ações necessárias para que estes se desenvolvam e proporcionem aos turistas uma experiência incrível e encantadora para os visitantes. Assim, publicamos esse edital para formação profissional de condutores de observadores de aves, um segmento que vem crescendo no Brasil e em nosso Estado e já vem sendo monitorado pelo Observatório de Turismo de MS e promovido em nossas redes sociais e ações promocionais”.

 

“Entendemos que, com esse avanço da formação de novos condutores de observadores de aves, abrimos uma possibilidade de trabalho e renda para aqueles que se dedicarem a essa função, bem como, podemos aumentar o fluxo de observadores de aves em nosso território, já que detemos cerca de 630 espécies possíveis de serem avistada aqui, bem como, algumas com exclusividade de registro em MS”, finalizou Merighi.

 

Rota Cerrado Pantanal

 

A Rota Cerrado Pantanal é uma Instância de Governança Regional devidamente formalizada que agrega mais de 40 pessoas, entre empresários do turismo e comércio, representantes do poder público e do terceiro setor de 11 municípios do Norte de MS, com o papel de articular estratégias em âmbito regional para compartilhar espaços de diálogo; tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico da região, de forma sustentável. Empresários e municípios interessados em se associar podem entrar em contato pelo (67) 99957 7375.

 




Notícias mais lidas