19 de Set, 2024
Rota Cerrado Pantanal oferece curso de formação de guias de observação de aves
26 de Out, 2021

Por Fabio Pellegrini

Foto destaque: Luiz Roberto Roque

 

Com um timaço de especialistas, a Rota Cerrado Pantanal estará realizando gratuitamente  em novembro o curso de formação de condutores em avistamento de avesBirdwatching Rota Cerrado Pantanal. O curso acontece com recursos obtidos por meio do edital nº7 de 2021 da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

 

A Rota Cerrado Pantanal é uma organização formal que envolve empresários do turismo e comércio, com participação do poder público e do terceiro setor de 11 municípios da região Norte de Mato Grosso do Sul.

 

O avistamento de aves (birdwatching, em inglês) é uma modalidade do ecoturismo consolidada mundialmente e que cada vez mais vem conquistando adeptos no Brasil. A atividade tem sido cada vez mais praticada por observadores de aves, que se reúnem em grupos e organizam passeios e viagens específicas para esse fim.

 

Proprietários de empreendimentos hoteleiros como pousadas, hotéis fazendas e refúgios têm se dedicado a este segmento, pois agrega enorme valor aos seus produtos turísticos, sem necessidade de impacto ambiental, nem grandes investimentos, e o principal: garantindo a conservação de suas áreas naturais.

 

O curso oferece 30 vagas exclusivamente para residentes de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sonora e Paraíso das Águas - , que podem se inscrever pelo formulário https://forms.gle/fgB8NTNJQ1Rh4MQW7 . Os inscritos deverão assistir as aulas na íntegra para receberem seus certificados.

 

Durante o curso, que terá aulas on-line (22 a 26 de novembro) e presenciais em áreas naturais de Rio Verde e Alcinópolis (29 de novembro a 3 de dezembro), com um timaço de especialistas, serão repassadas técnicas de Atendimento e hospitalidade em birdwatching, Noções de meio ambiente e sustentabilidade em birdwatching, Gestão e Empreendedorismo em birdwatching, Observação de aves - conceito e histórico, Noções de primeiros socorros para o birdwatching, Avifauna do Mato Grosso do Sul, Técnicas de observação e identificação de aves, e Técnicas de condução em observação de aves.

O curso tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e Semagro.

 

Qualificar para incentivar o empreendedorismo sem impactos ambientais

 

Do ponto de vista econômico, a observação de aves é um grande negócio. Segundo o relatório Birdwatching, a prática gera 82 milhões de dólares todos os anos nos Estados Unidos – país com maior número de observadores do mundo – e é responsável por 670 mil postos de trabalho. Já no Reino Unido, o birdwatching movimenta 11,7 milhões de libras por ano.

 

Luiz Roberto Roque, presidente da Rota Cerrado Pantanal, acredita que o curso será um divisor para a região: “Com esse enorme potencial e riquíssima avifauna da região, estamos oportunizando aos interessados dos 11 municípios uma capacitação inédita, de altíssimo nível, com profissionais de excelência”.

 

“Acreditamos que esse curso vai abrir um leque de oportunidades na profissionalização do mercado de trabalho regional. Em tempo, agradecemos à Fundtur, à Semagro e ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul pela oportunidade em proporcionarmos novos rumos e oportunidades ao desenvolvimento da região, sem alterar as características, sem necessitar de indústrias poluidoras para se desenvolver, mantendo respeito às comunidades locais, tradicionais e aos valores das famílias, atendendo às regras de conduta de prevenção à exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres, além de prezar pela acessibilidade e acesso às minorias nas atividades que desenvolve”, disse Roque.

 

O presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, ressalta a importância do curso para o desenvolvimento da região: “É um curso muito importante no processo de qualificação dos serviços da região da Rota Cerrado Pantanal. O birdwatching é um serviço que tem crescido muito, e a região tem todos os potenciais: diversidade de fauna e flora, atrativos estruturados em alguns destinos. E este segmento é altamente qualificado e esperamos que isso possa significar o aumento da oferta turística da região”.

 

A Rota Cerrado Pantanal é uma Instância de Governança Regional devidamente formalizada que agrega mais de 40 pessoas, entre empresários do turismo e comércio, representantes do poder público e do terceiro setor de 11 municípios do Norte de MS, com o papel de articular estratégias em âmbito regional para compartilhar espaços de diálogo; tomar decisões e orientar o desenvolvimento turístico da região, de forma sustentável. Empresários e municípios interessados em se associar podem entrar em contato pelo (67) 99957 7375.




Notícias mais lidas