19 de Set, 2024
Sebrae oferece consultoria gratuita para empreendedores do turismo de Sonora, Coxim e Rio Verde
26 de Abr, 2022

As belas paisagens do Norte de Mato Grosso do Sul, que compreendem grande área do bioma Cerrado em transição para a planície pantaneira, com as bordas da Serra de Maracaju e seus belos rios e córregos, formam cenários surpreendentes que, aliados aos fatos históricos ocorridos há séculos na região e a os aspectos culturais resultantes da miscigenação dos povos, são potencialidades para a atividade turística devidamente organizada.

 

Ciente de toda essa potencialidade, e aliando conhecimento técnico e experiência, o Sebrae/MS, por meio do Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma, está oferecendo a empresários e entusiastas do segmento do turismo de Sonora, Coxim e Rio Verde de Mato Grosso uma consultoria gratuita com objetivo de orientá-los a formatar produtos turísticos.

 

Nesta ação, o programa Pró Pantanal contempla os atrativos turísticos localizados na região Norte do Estado, visando a capacitação e inserção de inovação nesse setor. Os participantes terão a oportunidade de se especializar em ofertar uma experiência diferenciada para turistas e aumentar sua atuação no trade turístico.

 

A consultoria será realizada ao longo de cinco meses, com o diagnóstico para ações de curto, médio e longo prazo; formatação de produtos turísticos, uso da inovação na empresa e a divulgação em ambiente digital.

 

A gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov, reforça que a ação vai permitir aproveitar o potencial que atrativos turísticos têm na região. “Quem quiser formatar um produto turístico, nós teremos como dar suporte. As propriedades rurais, por exemplo, podem ser transformadas em atrativos. Temos bastante potencial. Nosso objetivo é formatar os produtos turísticos para colocar nas prateleiras das agências, além de pensar nas inovações que podem ser inseridas nos negócios que já estão consolidados.”

 

Segundo o Ministério do Turismo, os atrativos turísticos podem ser naturais, culturais, manifestações e usos tradicionais e populares, realizações técnicas e científicas contemporâneas e acontecimentos programados. Esses atrativos correspondem ao principal produto turístico de uma região, pois são o elemento que atraem a atenção do turista e geram em torno dele a atividade de outros setores, como restaurantes, pousadas, entre outros.

 

O trabalho especializado no segmento ainda vai potencializar o atrativo para permitir ao empreendedor que gerencia o negócio ter ferramentas para torná-lo uma referência, além de auxiliar na gestão para melhor desempenho do empreendimento. “É uma gama de ações para serem realizadas dentro do grupo que será montado. Haverá oficinas, palestras, consultorias in loco, pitch para avaliar a venda dos produtos”, explica a gerente da Regional Norte do Sebrae/MS, Luzicarla Softov.

 

Primeiros passos da ação

 

Para dar início a esse trabalho, o Sebrae realizará uma palestra na próxima sexta-feira, dia 29 de abril, às 15h30, na Assessoria de Turismo de Rio Verde de Mato Grosso (Avenida Eurico Sebastião Ferreira, 890) para os empresários inscritos.

 

Na ocasião, será feita uma introdução à metodologia que será utilizada na consultoria. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp (67) 3291-0704, local onde as inscrições também devem ser realizadas.

 

Sobre o Pró Pantanal

 

O Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal foi formado pelo Sebrae nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para fomentar e apoiar ações específicas na recuperação econômica de regiões do bioma afetadas pelos incêndios dos últimos anos. Uma série de ações vem sendo desenvolvidas desde julho de 2021.

 

O Sebrae/MS atua diretamente para estimular a economia criativa, a economia da biodiversidade e os empreendimentos já existentes, com trabalho no agronegócio, no trade turístico e setores econômicos interligados a essas áreas.

 

O Pró Pantanal tem o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de MS (FAEMS), Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

 

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até 28 de abril pelo aplicativo WhatsApp, no contato (67) 3291-0704.

 

Com informações de Rodolfo César – Sebrae/MS

Foto: Fabio Pellegrini




Notícias mais lidas