19 de Set, 2024
Semana Lixo Zero da UFMS acontece a partir desta segunda em todos os câmpus
25 de Out, 2021

Com o objetivo de promover conscientização ambiental e práticas sustentáveis, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realiza, a partir desta segunda-feira (25 de outubro), até sexta-feira (30), a Semana Lixo Zero.

 

A Semana Lixo Zero é uma ação criada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, realizada anualmente em mais de 170 cidades em todo o país.

 

Todas as unidades terão programação com atividades virtuais e presenciais, seguindo o Plano de Biossegurança da UFMS. Serão palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas relacionados à sustentabilidade e gestão de resíduos, além de ações de limpeza e coleta de materiais, e passeios ciclísticos.

 

Os câmpus estarão recebendo material reciclável, aparelhos eletrônicos em desuso, pilhas, lâmpadas e baterias, medicamentos vencidos e óleo de cozinha usado (levar engarrafado e devidamente fechado.)

 

Todos os materiais recicláveis coletados durante a ação serão destinados para cooperativas e associações de catadores de todos os dez municípios em que as unidades da Universidade estão presentes. A Semana Lixo Zero 2021 irá atender cerca de 12 cooperativas e associações em todo o Mato Grosso do Sul. 

 

A diretora do Campus Coxim, professora Silvana Zachett, explica que a semana tem como lema os 5Rs:

“1 - Recuse o que você não precisa!

2 - Reduza o que você puder!

3 - Reutilize o que for possível!

4 - Recupere o que conseguir!

5 - Recicle o que sobrar!

Em suma: Repense seus hábitos!

Vamos todos juntos na CAMPANHA LIXO ZERO por Coxim, pelo Taquari, pelo Pantanal e por todos!”

 

“Esta campanha é extremamente importante, visto que esse movimento é mundial e devemos enfatizar na conscientização com os cuidados com a natureza, ainda mais nós que moramos nessa riqueza que é Coxim. Estamos no portal do Pantanal!”, resume ela.

 

Acesse dides.ufms.br/semana-lixo-zero-ufms para conferir a programação completa, dividida por dia e por campus. Algumas atividades necessitam de inscrição para a certificação, cujo formulário também está disponível no link.




Notícias mais lidas